Aumentar um pouquinho uma história só para deixá-la mais interessante ou inventar uma grande mentira em benefício próprio: independente da gravidade do boato, mentir é muito mais comum do que deveria. Para não cair feito um patinho na lorota alheia, existem alguns sinais que podem – e devem – disparar o seu radar de trapaça. Conheça-os a seguir.
Leia também
Mentiras que você precisa parar de contar para seu cabeleireiro
Ele está te traindo? Psicóloga ensina a identificar os sinais
As mentiras que eles e elas contam na hora de trair
Como pegar uma mentira
De acordo com a revista norte-americana Women’s Health, o corpo dá alguns sinais que indicam que a pessoa está mentindo.
Careta
Antes que o mentiroso perceba que deve ocultar a verdade, um relance de verdade pode transparecer em seu rosto. Isso acontece porque o cérebro toma um tempo para realizar esse raciocínio e elaborar a lorota. Fique atenta à reação logo que você perguntar o que quer descobrir.
Mãos
Movimentos constantes com as mãos – como apontar, coçar o rosto ou ajeitar os óculos – feitos por alguém que até então estava tranquilo, pode ser um sinal de desonestidade. O gesto é um tipo de linguagem corporal relacionado à mentira.
Na fala
Mentirosos tendem a elaborar respostas mais elaboradas para as perguntas simples e costumam fazer pausas entre sentenças. Tudo isso dá um tempinho a mais para construir a mentira.
Movimento da cabeça
Balançar a cabeça durante fala pode ser um gesto de quem está espalhando um boato. Fique atenta.