Com toda a preocupação que se tem hoje em dia com a preservação do meio ambiente, é muito importante reforçar os atos de sustentabilidade. São várias as possibilidades no dia a dia para contribuir com a conservação ambiental. Uma delas está relacionada à destinação correta dos materiais de reparo e manutenção dos carros.
José Palacio, coordenador de serviços automotivos do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), comenta que há uma legislação a ser seguida sobre o descarte correto das sobras da manutenção do carro. A mais recente é a lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Existem ainda diversas legislações que exigem a destinação adequada dos resíduos como óleos lubrificantes, pneus, baterias, entre outros. Assim, além de preservar o meio ambiente, o descarte correto evita multas aos estabelecimentos”, diz.
“Muitas partes de um automóvel funcionam com a utilização de líquidos que servem para lubrificar ou refrigerar. O descarte incorreto desses componentes pode contaminar o meio ambiente, ar, água e solo“, comenta José. Portanto, descartar a bateria do carro de forma correta também é lei. José afirma isso e explica ser por conta do potencial de contaminação dos produtos que fazem parte da bateria, como o chumbo.
“Há empresas cadastradas pelos órgãos ambientais que realizam a coleta e correta destinação dos resíduos. O ideal é a contratação dessas empresas”, diz José, reforçando o fato de se fazer o descarte ideal das sobras da manutenção do carro para não ferir o meio ambiente. A dica de José é que ” o empresário do setor de reparação deve se atentar no ato de contratação se a empresa está devidamente regular com as obrigações às quais está sujeita“.
Muitos dos produtos que seriam descartados podem ser reutilizados para finalidades diferentes. José conta que “eles podem ser reintroduzidos na cadeia produtiva, como é o caso dos remanufaturados (blocos de motores, embreagens, entre outros). Os pneus podem ser utilizados para fazer asfalto, por exemplo, e também para a geração de energia”.
Faça a manutenção do seu carro com postura ecológica
Para isso, José diz que o consumidor pode optar pela utilização de oficinas que possuem como política a destinação correta dos resíduos gerados. “O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) desenvolveu, em 2009, o Selo Verde IQA-CESVI, um certificado de que a oficina adota boas práticas ambientais, como fazer a coleta seletiva de resíduos, possuir caixa separadora de óleo, ter uma área de contenção de produtos tóxicos e perigosos, entre outras”, explica.
Para o recolhimento de embalagens, os Postos Petrobras são atendidos pelo Programa Jogue Limpo ( www.programajoguelimpo.com.br), gerenciado pelo SINDICOM, onde a Petrobras Distribuidora é uma das associadas. Já o óleo usado resultante das trocas de óleo feitas no Lubrax + tem o seu recolhimento em todo o país, em atendimento à legislação.”