Quem está começando a andar de moto pode encontrar muitas dúvidas no caminho. Uma das principais é sobre como frear corretamente, já que os freios das rodas traseira e dianteira são separados. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com uma mulher que faz bonito sobre duas rodas há muitos anos.
Amanda Pagliari começou a andar de moto em 2009 para fugir do trânsito, se apaixonou e hoje tem até um canal Youtube, o Mulheres de Moto. Além da autoescola, a paulistana fez um curso de pilotagem esportiva. “Uma dica para quem está começando é andar sempre equipado e procurar um curso de pilotagem. Eles passam conhecimento teórico e os exercícios práticos podem te deixar mais preparada para evitar um acidente”, indica.
Como frear a moto
Para as iniciantes, vai o básico: o freio da roda dianteira é no manete direito e o freio da roda traseira é no pedal direito. Na hora de desacelerar, também é possível usar o que chamamos de freio motor, diminuindo a marcha para reduzir a velocidade naturalmente.
A única exceção é a scooter, em que o freio da roda de traseira é no manete esquerdo.
É melhor frear primeiro os rodas dianteiras ou traseiras?
Os dois freios são fundamentais para parar a moto completamente, mas o traseiro sempre deve ser acionado primeiro. O contrário, travar as rodas da frente bruscamente, pode fazer com que a moto escorregue na pista.
Apesar da recomendação, Amanda afirma que muitas pessoas têm o hábito de usar apenas o freio traseiro, prática que pode gerar acidentes graves. “Afinal, é o freio dianteiro que para a moto completamente”, explica.
Passo a passo
- Desacelere
- Acione o freio traseiro
- Acione o freio dianteiro
- Solte o freio dianteiro
- Solte o freio traseiro
Como frear moto na chuva
“Na chuva é preciso andar com atenção redobrada, seja pela falta de visibilidade, seja pelo perigo da aparecerem buracos”, diz a motociclista. “Fora isso, a frenagem deve se manter a mesma, utilizando os dois freios e começando pelo traseiro”, ressalta.
O cuidado, não é à toa. A água, principalmente quando é uma garoa fina, ao se misturar com pó, terra, óleo e outras sujeiras na rua, se transforma em um verdadeiro “sabão”, aumentando o risco de o motociclista escorregar, principalmente em frenagens e curvas. Por isso, o ideal é que quando a chuva começar a cair, o motociclista espere alguns minutos até a água “lavar” o chão.
Outra armadilha são as faixas de sinalização pintadas no chão: elas ficam escorregadias quando molhadas. “Evite trafegar em cima delas. Se não for possível, como ao andar no ‘corredor’, tenha cuidado redobrado na frenagem, aumentando inclusive, a distância do veículo da frente”, ressalta.
Frear moto em ladeira
“Nas subidas eu procuro andar sempre com a motocicleta bem tracionada. Quando a ladeira é muito íngreme, ao fazer uma frenagem brusca eu costumo utilizar o freio dianteiro, assim consigo colocar os dois pés no chão, caso me desequilibre”, finaliza.
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