Como lidar com a sogra problema: 5 tipos e o que fazer para evitar conflito

Sogra é uma segunda mãe ou madrasta? Segundo a psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Avós e sogras – Dilemas e delícias da família moderna”, estudos mostram que 60% dos conflitos familiares acontecem entre sogras e noras. 

Leia também
7 coisas que jamais devemos dizer a um homem 
8 curiosidades surpreendentes sobre o corpo masculino 
Expor demais a relação na internet pode ser prejudicial  

Mais do que ganhar uma “inimiga”, estabelecer uma má relação com a sogra pode afetar o relacionamento com o parceiro, que acaba se sentindo divido entre a mãe e a companheira.

Segundo a psicóloga, o truque é identificar o tipo de sogra e saber como lidar com ela para evitar problemas. Veja na galeria de fotos os principais tipos e as dicas da especialista: 

Sogra manipuladora: esperta, a sogra manipuladora é daquela que costuma representar muitos papéis. A dica de Elizabeth é deixar que a sogra sinta que tem o domínio da situação. “Nesses casos, a nora deve se fazer de boba. Vale a regra do entrar por um ouvido e sair pelo outro”, ensina. Bater de frente não vai mudar a situação e só criará conflitos desnecessários.

Sogra ciumenta: segundo a especialista, a melhor maneira de lidar com a sogra ciumenta é não encarar as atitudes dela como uma provocação, competição ou ameaça. A dica é manter a postura educada e respeitosa e não impedir que o filho visite a mãe ou que ela faça os agrados que quer. Não interferir é a melhor saída.

Sogra falsa: se a sogra é do tipo que trata a nora bem na frente do filho e a maltrata quando ele não está por perto, o segredo para evitar problemas é entrar no jogo. “O melhor nesses casos é a nora evitar ficar a sós com a sogra e tratá-la sempre com respeito”, diz a psicóloga.

Sogra intrometida: um dos tipos mais comuns, a sogra intrometida costuma ser muito inconveniente. O conselho da especialista para as noras que precisam lidar com esse tipo é não tentar provar para a mãe do parceiro que ela está errada. Isso evita um conflito maior e a incômoda troca de argumentos.

Sogra amiga da ex: outro tipo comum de sogra é aquela que não perde a oportunidade de elogiar e citar a ex-namorada do seu parceiro. Nesses casos, a dica da psicóloga é ser clara e dizer que você prefere não ouvir falar da ex. “Se ela insistir, o ideal é arranjar uma desculpa e, com educação, sair de perto”, completa.