Como psicólogos conseguem descobrir se um suspeito está fingindo demência

Cinismo, capacidade de manipulação mente criativa ou transtorno mental verdadeiro? Em um julgamento de um suspeito de crimes nem sempre é simples avaliar e provar insanidade, mas psicólogos possuem uma técnica complexa e eficiente que ajuda a descobrir se uma pessoa é realmente incapacidade ou se apenas fingindo demência.

Em entrevista ao site da revista New York, o psicólogo Richard Rogers explica como funciona o teste que ele mesmo criou, chamado Entrevista Estruturada de Sintomas Reportados, segunda edição (SIRS-2), que consistem em detectar a fabricação ou exagero de sintomas de uma doença mental.

Como psicólogos descobrem se alguém é mesmo doente mental

iStock

O especialista afirma que uma pessoa leiga pode pensar que convencer alguém de que é demente apenas agindo de forma irracional e alegando sintomas estranhos. Mas a doença mental não é simplesmente aleatória em seus efeitos. Seus sintomas aderem a uma ordem e taxonomia, que se torna útil para a detecção de fonemas.

O SIRS-2 compreende cerca de 45 minutos de perguntas destinadas a capturar pessoas que afirmam estar experimentando coisas de uma variedade ou intensidade que as pessoas mentalmente doentes raramente experimentam.

shutterstock

As questões feitas nos testes são bastante estranhas, mas realmente garantem diagnósticos. “Você experimentou um aumento no apetite ao sentir que alguém te seguia?”, “Você tem dificuldade em conversar com pessoas de outros planetas?”, “Já experimentou sensações estranhas durante uma quinta-feira?”. Tais questionamentos bizarros fazem parte do teste.

De acordo com o psicólogo, é improvável que uma pessoa paranoica tivesse uma resposta afirmativa a essas perguntas, porque são sintomas que geralmente não integram o quadro.

Então, alegar sintomas do gênero, em conjunto, é uma indicação de que pode haver alguma falsidade em andamento. Dizer “sim” à questão sobre a comunicação com outros planetas, por exemplo, é um sinal vermelho, pois quem sofre distúrbios não fala com outros planetas.

Você tem tendências psicopatas?