Não está feliz com o namoro e quer terminar o relacionamento? Esse momento delicado pode te deixar em dúvida sobre como agir e sem saber o que dizer, mas é preciso ser forte para colocar um ponto final no que não está te fazendo bem. Para ajudar a sair dessa numa boa, listamos algumas dicas úteis e indicamos os erros que você não deve cometer. Esses conselhos preciosos valem para homens e mulheres. Confira na galeria!
Leia também
9 coisas que um homem faz quando não está mais tão a fim de você
17 coisas que toda mulher faz quando termina um namoro
Dá para ser amiga do ex-namorado? Especialista opina

Dica 1: Sinceridade é sempre muito importante em um relacionamento, e também quando ele termina. Se não está feliz, diga isso ao seu parceiro. Explique tudo o que acontece com você, o que passa pela sua cabeça. Evite deixar dúvidas. Caso algo fique mal resolvido, as chances de você ainda sofrer tormentos com o fim desse relacionamento são enormes.

Dica 2: Jogar toda a culpa em cima dele é um erro muito grande. Assumir todos os problemas da relação também! Tire da sua cabeça a ideia de que fazê-lo se sentir responsável será uma forma de se livrar do problema. E se você disser que a culpa é só sua, a outra pessoa pode muito bem estar disposta a te aceitar assim e relutar para que vocês não terminem.

Dica 3: Não fique enumerando defeitos. Apontar o dedo e julgar tudo o que a pessoa fez de errado é muito comum, mas pode criar raiva. Se vocês se gostaram tanto antes, não é preciso que tudo termine em ódio.

Dica 4: Se você quer suavizar esse momento e, de certa forma, deixar o parceiro preparado para o fim, tente deixa-lo perceber de forma sutil a sua vontade. Como? Seja mais independente, sugira que vocês tenham mais tempo sozinhos, com os amigos.

Dica 5: Pense muito. Coloque na balança os pós e contras desse amor e lembre-se que desentendimentos acontecem. Só tome a atitude de terminar caso você tenha certeza de que é isso mesmo que quer. Um relacionamento cheio de vai e vem não é saudável e acaba ficando desgastado.

Dica 6: Se você está certa de que o fim é o melhor caminho para vocês, tenha uma postura firme. Isso não significa ser ríspida, mas sim decidida. Não deixe incertezas ou caminhos abertos para uma volta se não é o que você quer, isso só poderá magoar mais a outra pessoa.

Dica 7: Você não tem como saber antes qual será a reação do parceiro, então esteja preparada para tudo. Não seja coração de pedra, mas não se deixe levar caso a outra pessoa fique muito mal. Você pode ser carinhosa e oferecer ombro, deixar claro que a quer bem, mas não mude de ideia só pelo sofrimento da outra parte. Isso pode te fazer mal e, pode até não parecer, mas também será pior para o outro lado. Um relacionamento só é bom e saudável quando as duas partes estão bem e felizes.

Erro 1: Sumir. Não tenha medo de terminar e não fuja da raia. Desaparecer do mapa sem dar nenhuma explicação é uma atitude covarde e que só magoa.

Erro 2: Trair. É muito mais justo e honesto terminar do que cometer um ato imperdoável que poderá causar uma grande ferida. Se sua vontade é estar sozinha e livre para ficar com quem quiser, diga isso e coloque um fim no relacionamento.

Erro 3: Terminar por mensagem, e-mail ou telefone é a pior atitude que alguém pode ter. Nunca opte por esses meios. Encontrem-se pessoalmente para conversar, olhar no olho e resolver todas as pendências de uma só vez.

Erro 4: Muitas pessoas acreditam que provocar raiva no parceiro pode ajudar a terminar de um jeito mais definitivo. Mas qual é a vantagem de criar esse sentimento ruim entre vocês? Lembre-se do quanto vocês já se gostaram e saiba que nem tudo precisa terminar mal. Evite carregar ressentimentos e siga seu caminho em paz.

Erro 5: Terminar e continuar procurando pela pessoa e dizendo o quanto a ama é mais uma atitude covarde e egoísta. Se sua vontade é ficar solteira, então permita que ele te esqueça e consiga gostar de outra pessoa.