Comprando um carro usado: o que é preciso avaliar?

Está na hora de trocar de carro, mas ainda não é dessa vez que você  sai dirigindo aquele modelo zero quilômetro. Tudo bem, existem excelentes oportunidades para comprar um seminovo. Mas você deve ficar atenta a alguns pontos. Conversamos com Siad Mrad e Manuel Araújo Filho, gerente de serviços e vendedor, respectivamente, da concessionária Rio Tókio, no Rio, para saber o que avaliar na hora da compra e não ter dor de cabeça depois.

– Procedência: Hoje, cerca de 50% dos carros usados são vendidos em lojas independentes, 25% em concessionárias e outros 25% em feiras, leilões e de modo particular. De acordo com Mrad, a compra em concessionárias é o mais indicado para que não quer ter problemas. “É importante ter confiança em quem está vendendo o veículo. Recomendo pesquisar o histórico da loja, assim como a procedência do carro”.

– Garantia: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor todos os consumidores que comprarem seminovos em lojas e concessionárias têm direito a uma garantia de 90 dias (ou 2 mil km) contra eventuais problemas no veículo. Por isso, exija a nota fiscal. “O nível de segurança nestes estabelecimentos é muito maior”, afirma Araújo.

– Documentação: Ambos afirmam que é imprescindível que o carro venha com o manual. É nele em que estão especificadas as revisões feitas. Além disso, verifique se as vistorias estão em dia e se o veículo não está alienado. É possível chegar aos dados no site do Detran. Araújo também recomenda que se procure uma seguradora antes de fechar o negócio. “É importante para saber se há registro de acidentes com perda total ou roubo”, diz, acrescentando que desta forma evita-se a compra de veículos clonados ou os chamados recuperados.

Documentos necessários:

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;

Comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do seguro obrigatório (DPVAT);

Certificado de transferência do veículo, datado, preenchido e com firma reconhecida.

– Funilaria, pintura e exterior:

Chassi: Confira o número do chassi. Pode não parecer importante, mas é ele que indica se o carro foi adulterado. Ele está gravado em diversos lugares do veículo, em geral, perto do motor, nos vidros e no documento. “Se as letras e números estiverem estranhos ou raspados é indício de que há algo errado”, ensina Mrad;

Analise o futuro carro no sol, com luz homogênea para verificar possíveis imperfeições na lataria;

É importante olhar o veículo por baixo para verificar eventuais amassados;

Marcas diferentes nos faróis e lanternas indicam que a peça original foi quebrada, ou seja, que o carro foi batido;

Pneus. Eles também são importantes na inspeção. Verifique se estão desgastados ou com remendos. Pneus gastos são perigosos na hora de dirigir. Marcas diferentes e desgaste irregular são sinais de desalinhamento ou problemas na suspensão. Não se esqueça de verificar também o estepe. Fique atenta a seu estado e também à marca do mesmo. Todos os pneus têm a mesma marca quando saem da fábrica e isso pode indicar se ele já foi utilizado ou não.

– Interior

Pedais. Verifique se eles estão gastos e se funcionam normalmente. A embreagem, por exemplo, ajuda a verificar se as marchas são engatadas normalmente. Caso encontre dificuldades, desconfie;

Verifique se o estofamento está em bom estado;

Observe o estado geral do porta-malas.

– Motor:

Eventuais ruídos: É importante fazer um test drive para observar se o motor faz algum barulho que não deveria ou mesmo dentro do carro. Assim você verifica se algo está solto ou com problemas;

Óleo do motor: Pelo óleo já dá para avaliar o estado do motor. Em geral, o óleo deve estar claro. Quando ele está muito escuro e abaixo do nível recomendado é sinal de descuido. Quando o motor está em mau estado, a consistência chega a ficar pastosa;

Se o motor demorar a funcionar ao ligar o veículo, pode significar que os bicos injetores estão entupidos ou que pode haver um problema na bomba de gasolina;

Ainda com o motor ligado, verifique travas e vidros elétricos;

Peça para que outra pessoa acelere o carro e retire o pé do pedal seguidamente e observe a fumaça que sai do escapamento. Se ela for densa e branca, significa que o motor está queimando óleo. Mesmo com o motor desligado, o escapamento deve estar preto de fuligem e seco. Caso esteja melado de óleo, significa que o motor precisa de reparo.

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