Quando alguém nos magoa com palavras ou atitudes, invariavelmente sentimos dor, tristeza e angústia. Nós até podemos acusar essa pessoa de egoísta ou injusta por não pensar em nossos sentimentos.
No entanto, ignoramos o fato de que as sensações ruins podem ser resultado de uma escolha. Ou seja: podemos optar por assimilar ou não o que foi dito ou feito.
Aprender a ignorar para ser feliz

Temos a possibilidade de culpar o outro pela dor que sentimos – humilhação, raiva ou qualquer sentimento que nos aflige – ou podemos ignorar as falas e os atos para manter a nossa integridade. Visto dessa forma, em questão de segundos temos a liberdade de escolher entre a dor e o bem-estar, a raiva e a gratidão. E uma parábola budista explica bem a ideia com essa bela história:
Em uma ocasião. um homem se aproximou de Buda e, sem dizer uma palavra, cuspiu em seu rosto. Seus discípulos ficaram furiosos. Seu seguidor mais próximo disse: “Dê-me permissão para dar a este homem o que ele merece!”.

Buda limpou o rosto calmamente e respondeu: “Não. Eu vou falar com ele”.
Juntando as palmas das mãos em reverência, disse ao homem: “Obrigado. Com o seu gesto, você me permitiu verificar que a raiva me deixou. Estou tremendamente grato a você. Seu gesto também mostrou que os outros discípulos ainda podem estar cheios de raiva. Muito obrigado! Estamos muito gratos a você!”
Obviamente, o homem não podia acreditar no que estava ouvindo, ficou chocado e com vergonha.

O fato de ignorar costuma carregar uma conotação negativa, quando pode perfeitamente ser visto como uma oportunidade de focar em nós mesmos e perceber que o ato do outro diz muito sobre o que o outro está sentindo, e que a decisão é nossa.
Esta parábola também nos convida a refletir sobre a gratidão.
Na verdade, sentir-se magoado é uma forma de ver o que está acontecendo conosco, o que outra pessoa nos faz ou nos diz também pode ser visto como uma oportunidade de agradecer por aprenderem a se conhecer mais: por que me sinto assim? Quero ser bom ou mau? Por que escolho me sentir mal? O que estou pensando para me sentir mal? E se eu mudar de ideia?

Autoestima e amor próprio
- Mulheres estão usando anel no dedo mínimo como prova de amor próprio
- 8 filmes que falam sobre amor próprio e te ajudarão a recuperar a confiança em si mesma
- Autoestima: 11 frases que parecem inofensivas, mas detonam confiança do seu filho
Original Author: Noelia Farias Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/noelia-farias
Original ID value: 192750
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/inspiracion/192750/conoce-la-parabola-budista-que-nos-ensena-a-ignorar-para-ser-felices