Dicas de segurança com o botijão de gás

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Você vai esquentar a água para passar o café, recorre a ele. Vai fazer o feijão, é com ele outra vez. Assar um bolo? Participação mais que especial dele. Pois é, o gás de cozinha é indispensável à rotina de uma casa. No entanto, a maioria das pessoas sabe pouco sobre sua origem, sua importância, suas características e sobre as normas de segurança que devemos empregar ao comprar, armazenar e utilizar os botijões. Que tal entender mais sobre o assunto?

Cerca de 95% dos domícilios do Brasil são abastecidos com o gás de botijão, ou melhor, com o Gás Liquefeito de Petróleo – GLP ou Gás LP –, que é um dos resultados do refino do petróleo. Ou seja, sua  penetração nos lares brasileiros é ainda maior que a luz elétrica e a água encanada.

A facilidade de armazenamento e a portabilidade fazem com que o GLP não tenha limites de utilização geográfica, atendendo 100% dos municípios do país. Além disso, possui alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio e baixo impacto ambiental.

E a questão do meio ambiente é um fator de extrema relevância no mercado GLP, pois esse tipo de gás possui características que o classificam como uma fonte de energia limpa. São elas: baixa emissão de poluentes, não toxidade, preservação dos mananciais de água e do solo.

Segurança

O GLP é uma fonte de energia segura e ecológica. No entanto, é preciso ficar de olho em relação aos fornecedores de botijões de gás. A Liquigás Distribuidora SA, uma empresa Petrobras, que atua no engarrafamento, distribuição e comercialização, possui revendedores autorizados. Estes  trabalham dentro de todas as normas de segurança. Adquirir botijões de gás de uso doméstico em revendedores clandestinos representa um risco para sua família e vizinhos.

Além de ter o controle da origem dos botijões, em casa, algumas regras básicas também devem ser seguidas para evitar problemas:

– Coloque o botijão sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;

Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.);

– Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);

– Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;

– De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

Receita

Bom, você poderia não saber tudo isso sobre o GLP, mas já percebia o quanto ele é importante na nossa vida. Afinal, assim como nos preocupamos com a escolha das receitas, com a qualidade dos ingredientes e com o sabor final dos pratos, alguns outros fatores, como o gás utilizado na cozinha, são fundamentais para o sucesso das festas e para a segurança da sua família.

E, como é tempo de confraternizar e receber a família e os amigos, selecionamos uma deliciosa receita para sua ceia ser ainda mais gostosa.

Pernil com farofa de maracujá

Ingredientes

Pernil

½ litro de vinho branco seco

2 cenouras cortadas em cubos

1 talo de salsão

2 cebolas cortadas em cubos

1 folha de louro

1 dente de alho inteiro

Sal e pimenta a gosto

1 pernil de porco (1,2 kg)

Farofa

2 colheres (sopa) de manteiga

2 polpas de maracujá

250 g de farinha de mandioca

2 colheres (sopa) cheias de açúcar

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Deixe o pernil marinado por no mínimo 6 horas com sal e pimenta a gosto. Retire do marinado, coe e reserve. Em uma assadeira, coloque um pouco de óleo e coloque o pernil. Leve ao forno pré-aquecido e regue algumas vezes com um molho da marinada e com cebola picada com um pouco de azeite de oliva. No começo, embrulhe o pernil com papel alumínio, no final retire para dourar. Asse por aproximadamente 1h30 em forno a 180º.

Em uma panela, coloque a manteiga, a polpa do maracujá e deixe ferver. Adicione o açúcar e mexa. Aos poucos, coloque a farinha até dourar. Ajuste o sal, a pimenta e sirva.

* Ao retirar seu prato do forno ou do fogão, verifique se os queimadores estão fechados e feche a válvula do regulador. Isto evita acidentes.

Rendimento 5 porções

Grau de dificuldade Difícil

Créditos:

Receita: Capital Gourmet

Por Mariah Henning

Fotos: Diego Pisante

Gostou? Acesse o site da Liquigás e veja esta e outras receitas deliciosas