Dicas para montar o perfil ideal no LinkedIn

A maioria das pessoas perde horas e horas no Facebook compartilhando conteúdos e interagindo com os amigos, mas se esquece de investir em uma rede social importante para a carreira: o LinkedIn. Conhecida como rede social profissional, ele é uma importante ferramenta para quem procura se relacionar profissionalmente e quem está procurando uma nova oportunidade. “O perfil no LinkedIn é uma forma de você se conectar com as pessoas, ser visto pelos recrutadores e saber o que está acontecendo por meio dos grupos de interesse e páginas das empresas”, afirma Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação corporativa da rede social. Fernanda dá dicas para montar o perfil na rede:

Leia também

Treinar em casa ajuda a manter a calma na hora da entrevista de emprego

Falta de liderança é principal causa de fofocas no trabalho

Aprenda frases em inglês para se virar em viagens internacionais

– Coloque uma foto só de rosto. “Segundo nossas estatísticas, um perfil com foto tem sete vezes mais chance de ser visto”, afirma Fernanda.

– Mantenha o perfil sempre completo e atualizado. Coloque todas as informações para que aqueles que visitem a sua página consigam saber quais cursos você já fez, onde trabalhou, qual é sua área de atuação e quais são suas habilidades.

– Customize a URL. Nas configurações do LinkedIn é possível alterar a URL automática para um endereço com seu nome. Além de ser mais fácil de memorizar, é mais provável que uma URL customizada caia nas buscas.

– Construa uma rede de relacionamentos. Quanto maior o número de conexões, maior é a chance de você se destacar nas buscas. Adicione no LinkedIn as pessoas que representam seus contatos profissionais fora do mundo virtual. “O ideal é que as pessoas criem o hábito de nutrir esses contatos o tempo todo, e não falar com as pessoas só quando está procurando emprego”, ressalta a gerente.

– Liste suas habilidades. Nesse espaço você pode escolher os termos que mais descrevem suas habilidades profissionais e suas áreas de atuação.

– Participe de grupos de seu interesse e siga as empresas que você gostaria de trabalhar. “Os grupos permitem que você receba muita informação sobre assuntos e áreas que te interessam e as páginas da empresa trazem as vagas abertas e as novidades da companhia”, explica Fernanda.

– Ferramenta recente da rede social, o “LinkedIn Today” disponibiliza um jornal diário customizado para você. É possível escolher que tipo de notícias você quer acompanhar por assunto ou por usuários.

> Saiba os erros que comprometem seu perfil no LinkedIn