Dira é só um apelido: nome inteiro da atriz é bem mais complicado e longo

Em 2004, Dira Paes se tornou um verdadeiro fenômeno popular ao interpretar a hilária Solineuza no seriado “A Diarista” (TV Globo). Apesar de já ter feito vários filmes e novelas, foi a personagem cômica que deixou a atriz conhecida em todo o Brasil. Mas mesmo quem acompanha o trabalho da famosa desde o começo da carreira pode não saber que Dira, na verdade, não é o nome de batismo da atriz: trata-se de uma abreviação de seu nome real.

Nome verdadeiro e mais: curiosidades sobre Dira Paes

Dira Paes
Globo/João Cotta

Extremamente conhecida na televisão brasileira, Dira Paes tem um “segredo”. Apesar de muitos a conhecerem pelo nome Dira, o nome de batismo da atriz é, na realidade, Ecledira Maria Fonseca Paes, e ela adota apenas uma abreviação como nome artístico. Esta, porém, não é a única curiosidade relativamente desconhecida de sua carreira.

Nascida no interior do Pará, Dira Paes é formada em Filosofia e Artes Cênicas e, curiosamente, estreou a carreira de atriz em uma produção internacional ao viver uma indígena no filme britânico “A Floresta de Esmeraldas”.

Na Rede Globo, começou a trabalhar em novelas no início dos anos 1990 e, em 1995, ganhou papel de destaque no remake de “Irmãos Coragem”. Nos anos seguintes, depois de participar de outras séries e novelas, seria reconhecida e até premiada pela saudosa Solineuza, de “A Diarista”.

https://www.instagram.com/p/CdbKyEduTLf/

Desde 2006, Dira Paes está casada com Pablo Baião, com quem tem dois filhos: Inácio, de 14 anos, e o pequeno Martim, de 7 anos de idade. Martim, inclusive, é fruto de uma gravidez considerada tardia, algo que aconteceu quando a atriz tinha 45 anos e foi uma alegria devido às dificuldades que ela teve para concebê-lo.

Curiosidades sobre os famosos