Economista comportamental explica por que você está infeliz no seu relacionamento

Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer sair. A definição popular é uma das mais comuns sobre casamentos e relacionamentos estáveis e, de acordo com o economista comportamental Dan Ariely, pode ser um dos principais motivos pelo qual você se sente infeliz na relação amorosa.

Infeliz no relacionamento? Entenda a razão

iStock

Idealizar opções externas, ou seja, imaginar que seu amigo solteiro, que frequenta baladas e mantém relacionamentos casuais é mais livre e feliz é, segundo o especialista, o passaporte para que a relação que você vive no momento esteja a um passo de fracassar.

Quando estamos em um relacionamento, mas sempre com um pé para fora e continuamente pensando como o mundo exterior é mais tentador e interessante, acabamos nunca investindo de fato na vida a dois, podendo então comprometer a felicidade ao lado de um parceiro, explica o especialista.

iStock

Ariely faz a comparação com o ambiente de trabalho. É comum, por exemplo, invejar o sucesso e o salário de um chefe ou um colega, mas isso normalmente acontece porque desconhecemos o que eles enfrentam no dia a dia e as responsabilidades e compromissos que precisam assumir para se manterem na posição.

Se você então sente que está infeliz no relacionamento e acredita que estaria mais contente experimentando romances passageiros, tenha uma conversa honesta com os amigos solteiros. Eles certamente poderão listar diversas histórias e situações absurdas e constrangedoras da vida na paquera que farão com que você reflita melhor sobre se a grama do vizinho é realmente mais verde que a sua.

Mas lembre-se: isso não significa ignorar ou relevar problemas que o incomodam seriamente, e sim apenas ter consciência de que a vida dos outros geralmente vai nos parecer ser melhor do que as nossas, mesmo não sendo.

Relacionamentos amorosos