Falhas de manutenção do carro que prejudicam o meio ambiente

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Passamos tanto tempo dirigindo para lá e para cá que o nosso veículo merece uma atenção especial. Cuidar do carro é como cuidar da nossa casa – e do planeta também. Ficar atenta para que tudo esteja sempre funcionando na mais perfeita ordem é muito importante na preservação do meio ambiente, é uma atitude ecológica. Já fez a sua revisão esse ano? Conheça as falhas de manutenção mais comuns que podem colaborar para a poluição e veja dicas de como evitá-las.

Seguindo regras simples, podemos minimizar os danos à natureza e, ao mesmo tempo, dirigir com mais segurança e economia. Faça a sua parte! Seja solidário com o meio ambiente cuidando bem do seu carro. Além do mais, você não vai querer que o seu veículo pareça uma chaminé ambulante na rua, vai?

– Mantenha o motor bem regulado. Além de proporcionar uma economia de combustível de cerca de 10%, evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera.

– Controle periodicamente a pressão dos pneus. Se ela estiver muito baixa, o consumo de combustível aumenta. Calibre-os toda semana. Além disso, troque os pneus sempre que necessário. Quando “carecas”, eles fazem o carro “beber” mais combustível.

– Não esquente demais o motor do carro ao ligá-lo. Além de não trazer nenhum benefício para o veículo, contamina o ar.

– Tire o pé do acelerador quando o sinal à frente estiver fechado ou se houver algum congestionamento logo adiante. Dessa forma, economizam-se freios e pneus.

– Utilize os dispositivos elétricos, como faróis, somente pelo tempo necessário. Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado sem necessidade. A exigência de corrente aumenta o consumo de combustível.

– Troque de marcha no tempo certo. “Esticar” as marchas, ou seja, segurá-las tempo demais, aumenta o consumo de combustível.

– Evite ficar parada durante muito tempo com o motor ligado. Neste caso, é melhor desligá-lo e, depois, dar a partida de novo. Poupe o ar!

– Mantenha a tampa do reservatório do combustível hermética, ou seja, bem vedada. Assim, evita-se o lançamento de vapores de combustível no meio ambiente.

– Fique atenta ao cheiro e à cor da fumaça que o seu veículo emite pelo escapamento. Se estiver escura e com cheiro forte, pode ser hora de uma visitinha ao mecânico para trocar o catalisador do carro.

– A melhor forma de evitar que o óleo lubrificante polua o meio ambiente é fazer a troca regularmente, em local especializado. Mesmo com o veículo sem uso, parado, o lubrificante se degrada devido à oxidação pela umidade do ar e aos resíduos de combustão. A troca de óleo garante um lubrificante limpo, permitindo que o motor funcione bem. O intervalo entre duas trocas é determinado pela montadora do carro.

– Fique atenta para ver se há vazamentos de óleo, líquido de arrefecimento ou qualquer outro líquido.

– Jamais abasteça o seu veículo em locais com combustível muito barato e sem identificação de marca e procedência. O barato sai caro! Combustível adulterado prejudica o funcionamento do seu carro e polui o meio ambiente.

– Todo ano, faça a revisão programada. Siga cuidadosamente o plano de manutenção estabelecido pelo fabricante do seu veículo.

Vamos manter nossos veículos funcionando bem, sem poluir! Seja uma motorista consciente, ajude a cuidar do planeta.