Dois meses após dar à luz gêmeos, a influencer Camila Monteiro fez uma postagem bastante honesta sobre o corpo pós-parto. Contrariando a ideia de que retomar o corpo de antes da gravidez é algo obrigatório, ela expôs a barriga saliente e outras marcas causadas pela gestação – e, ao relatar até perguntas inapropriadas sobre sua forma física atual, ela deu uma bela lição de autoestima.
Famosa faz ensaio pós-parto real
Em meio a celebridades que exibem barrigas ligeiramente inchadas no pós-parto e já conseguem recuperar o corpo de antes da gravidez em pouquíssimo tempo, a influencer Camila Monteiro mostrou outro tipo de corpo pós-parto. Em seu perfil no Instagram, ela compartilhou lindas fotos do próprio corpo após dar à luz gêmeos – e, em seu relato, ela deixou claro que, apesar das muitas cobranças, é importante e possível se amar assim.
https://www.instagram.com/p/CV_XRouLGt1/
Junto de cliques nos quais aparece mostrando marcas trazidas pela gravidez (como estrias e celulite), bem como a barriga bastante arredondada, ela refletiu sobre como a sociedade tenta “esconder” a real forma do corpo que acaba de parir. “Quantos ensaio pós-parto você vê por aí? Eu praticamente não os vejo. Parece que o corpo ‘redondo’ da mulher só é apreciado quando a mesma ainda se encontra grávida”, escreveu.
Citando a vergonha que muitas mulheres têm de mostrar a realidade dos corpos que “nasceram” junto de seus filhos, ela classificou como cruel a pressão para que mães emagreçam rapidamente após o parto. “Muitas dizem correr ‘atrás do prejuízo’ para que finalmente se sintam confortáveis com seus corpos. Não as culpo, afinal sentimos a pressão para perder peso no mesmo dia em que damos à luz. É triste. ‘Agora acabou a desculpa’ é o que tanto ouvimos”, afirmou.
https://www.instagram.com/p/CVYALsoLdOe/
Na sequência, a blogueira citou inclusive que, por não ter recuperado o corpo que tinha antes da gravidez, ela vem recebendo perguntas que magoam. “Minha barriga ainda está pra frente e arredondada, o que ainda faz com que eu receba perguntas do tipo: ‘Pra quando é o bebê? Já está de quantos meses?’. Mal sabem essas pessoas que meus bebês já nasceram e estão com dois meses”, disse ela, relatando um processo interno difícil diante destes comentários.
“Às vezes me sinto culpada por ainda carregar esse corpo de grávida sem nenhum bebê dentro. Às vezes dói. Minha autoestima não é inabalável, mas eu sigo tentando melhorar dia após dia. Afinal, eu sou mais do que um corpo. E esse corpo já passou por muito: um aborto, tratamento pra engravidar, gestação gemelar de risco, parto prematuro… O puerpério ainda está à flor da pele”, relatou Camila.
https://www.instagram.com/p/CYMerG-rfnI/
Por fim, ela aconselhou outras mulheres que estão em situações semelhantes com dicas empáticas. “Se você deseja perder peso pós-parto, tudo bem. É uma escolha sua. Apenas não deixe de viver enquanto seu objetivo não é alcançado. Tente apreciar seu corpo novo, mesmo que seja um corpo ‘provisório’. Seu corpo é belo em todas as fases”, concluiu, sendo acolhida por internautas.
“Um corpo que gerou vidas não precisa de questionamento. A natureza fez tudo perfeito”, refletiu uma seguidora de Camila. “Não se sinta culpada pela indelicadeza das pessoas!!! Você é incrível e maravilhosa!”, elogiou outra. “O templo que gerou vidas merece respeito e amor”, afirmou outra.
Veja as fotos do ensaio na galeria abaixo:
https://www.instagram.com/p/CZRykRDrABW/