https://www.instagram.com/p/BuULS2dBM4H/
A filha de Regina Casé, Benedita Zerbini, surpreendeu seus seguidores do Instagram ao falar abertamente e pela primeira vez sobre sua deficiência.
Em um desabafo emocionante, ela contou como enfrenta a surdez desde a infância até os dias de hoje e como superou as dificuldades.
Desabafo de filha de Regina Casé sobre surdez
“Como assim surda? Mas então como você fala? Nossa, nem parece! Mas como você entende tudo que eu estou falando? E se eu gritar? Essas são algumas frases que escuto quando descobrem que sou surda”. Foi assim que Benedita começou seu desabafo no Instagram.
https://www.instagram.com/p/B0R6FmJhiKu/
Ao falar pela primeira vez publicamente sobre a deficiência auditiva, ela explicou que nasceu sem nenhum problemas para ouvir, mas na infância, teve uma complicação grave e alguns medicamentos fizeram com que ela perdesse a audição.
“Eu sou uma surda que ouve. Nasci ouvinte, mas logo em seguida tive uma complicação grave e fui medicada com remédios ototóxicos que acabaram prejudicando minha audição. Aos 4 anos de idade, coloquei aparelho auditivo logo depois que descobrimos a minha surdez – que é severa e nos dois ouvidos!”.
Quando Benedita desenvolveu a deficiência auditiva e ficou totalmente surda, ela já sabia falar, por isso, estudou em escolas regulares e contou que se virava com o aparelho e leitura labial.
https://www.instagram.com/p/BZEQhV3F-9n/
Mesmo apresentando um bom desenvolvimento, ela ficava insegura com as limitações que a deficiência poderia trazer. “Durante a minha vida inteira eu não sabia como ia ser. Não sabia até onde eu chegaria, como iria me virar, estudar, me formar, trabalhar, casar, ter filho”.
Mas Benedita enfrentou todas elas e hoje, é formada em design gráfico e já até trabalhou com “AUDIOvisual” . Ela também é casada, mãe do pequeno Brás, de 2 anos e resolveu falar abertamente pela primeira vez sobre sua deficiência com o intuito de que sua história sirva como exemplo e motivação para outras pessoas que são portadoras da mesma deficiência.
https://www.instagram.com/p/ByAu5Afh-5_/
“Percebo que chegou a hora de aproveitar a minha visibilidade para que outras pessoas que estejam recebendo um diagnóstico nesse momento ou passando por situações semelhantes, busquem reabilitação auditiva e vejam que é possível, sim, ir muito mais longe do que a gente imagina!”.
Junto com o relato, ela publicou uma foto em que aparece ao lado de Paula Pfeifer, dona do blog Crônicas da Surdez, que se tornou uma grande amiga e encorajou Benedita a compartilhar sua história. “Finalmente eu havia achado uma pessoa com um discurso muito parecido com o meu”.
https://www.instagram.com/p/BeLvA41lpmU/
Leia o relato na íntegra:
Deficiência auditiva em crianças: como detectar
- 2 exames devem ser feitos em crianças de 0 a 4 anos para detectar surdez
- Problemas auditivos em crianças: 7 sinais de que seu filho pode ter
- Perda de audição por alergia alimentar: entenda caso de Giovanna Ewbank