
Estamos no século XXI e o corpo feminino ainda parece ser considerado por muitos um objeto de domínio público, constantemente exposto a críticas e julgamentos.

E não há dúvidas de que a internet e as redes sociais ampliaram ainda mais o chamado body shaming, que nada mais é do que o cruel ato de tentar fazer alguém se envergonhar do próprio corpo.

Veja exemplos de mulheres que, quando estavam “fora dos padrões”, enfrentavam a gordofobia e que, depois de emagrecerem, passaram a ser alvos de críticas justamente por terem perdido peso:
Camila Monteiro
https://www.instagram.com/p/CPRa57wtfja/
Em maio de 2020, a blogueira fez uma série de longos desabafos comentando que recebia de haters constantes mensagens agressivas sobre sua aparência física.
https://www.instagram.com/p/B_09VranJJ5/
Camila, que engordou e emagreceu diversas vezes, tinha acabado de perder 52 kg quando decidiu falar abertamente sobre o assunto. Segundo a blogueira, ela enfrentava body shaming por estar magra e gordofobia quando aparecia fora dos “padrões”.
https://www.instagram.com/p/B_6EjnHHAK_/
A resposta aos comentários maldosos não poderia ser mais poderosa. Em seu perfil no Instagram, declarou: “Meu corpo não é domínio público. O meu corpo é meu. Hoje eu sei que quando alguém é maldoso com a gente, na verdade aquela pessoa está falando de si mesmo. É o outro no espelho diante de algo que ele odeia em si mesmo”.
Simone Gutierrez
https://www.instagram.com/p/CWTL_Pjg5u_/
Após perder quase 50 kg, a atriz passou a ser criticada e contou que sempre sofreu preconceito por causa do seu peso.

“Eu fiquei famosa quando era gordinha, mas já fui chamada de gordofóbica por ter emagrecido”, relatou Simone em bate-papo no programa “Encontro”, da Rede Globo.
https://www.instagram.com/p/CVbQ3lypdrN/
De acordo com a famosa, o público às vezes confunde diálogo com discussão e, ao falar sobre intolerância, completou afirmando que “as pessoas precisam ser mais empáticas”.
Mari Belém
https://www.instagram.com/p/CVvC8Rbli0W/
Filha da cantora Fafá de Belém, a influenciadora também chamou a atenção por emagrecer mais de 40 kg e usou as redes sociais para rebater comentários maldosos sobre seu processo de perda de peso.
https://www.instagram.com/p/CVLqE_dFlk5/
Mari ficou bastante incomodada com pessoas que duvidavam que ela teria emagrecido sem cirurgias plásticas ou uso de medicamento.
https://www.instagram.com/p/BhRP_5OA3Pd/
“Por favor, parem de julgar o que não sabem. A beleza não está na magreza, mas na minha saúde e no meu bem-estar”, afirmou a famosa, ressaltando que conta com acompanhamento de profissionais sérios. “Não deduzam ou apontem dedos para o que desconhecem, por favor”, concluiu.
Adele
Após passar um longo tempo afastada da mídia, a cantora voltou às redes sociais em maio de 2020 publicando uma foto em que aparecia visivelmente bem mais magra.
https://www.instagram.com/p/B_1VGc5AsoZ/
A imagem deu início a uma série de discussões e debates que passaram pela gordofobia, pelo machismo e pelo body shaming.
Primeiro, foram incontáveis os comentários dizendo que Adele estava “mais linda do que nunca”, relacionando a magreza da cantora a algo belo e dentro dos “padrões”.

Depois, surgiram boatos de que a famosa havia perdido peso e “ficado mais bonita” para “se vingar” do ex-marido, atrelando a mudança a uma suposta preocupação com um homem.
Por fim, a perda de peso de Adele ainda desagradaria outros que apontavam que a cantora “parecia doente” e que estava “magra demais”.
https://www.instagram.com/p/CRNEXZ3AokK/
Marilia Mendonça
A cantora, que foi alvo de comentários gordofóbicos até mesmo após sua trágica morte, também havia enfrentado críticas quando decidiu emagrecer.
https://www.instagram.com/p/CV_VwQQvFGm/
Defensora da autoaceitação e da luta contra padrões de beleza, Marília chegou a ser questionada sobre suas mudanças e, na época, declarou:
“Quem disse que eu fiz isso daqui porque não me amava? Se isso me incomodasse tanto, por que eu não fiz antes de começar a cantar, ou um ou dois anos atrás?”, reafirmando que a saúde era a motivação principal para seu emagrecimento.
engraçado ver q as pessoas aceitam o fato de eu ter construído minha carreira totalmente na contra-mão, fazer muito sucesso com as minhas músicas, ganhar dinheiro com isso, fazer shows lotados, cantar bem, compor bem, mas n aceitam o fato de eu ser UMA GRANDE GOSTOSA
— marília mendonça (@MariliaMReal) October 17, 2021
Em outra ocasião, Marília Mendonça apostou no humor para responder de forma direta ao body shaming. Em uma publicação no Twitter, comentou:
“Engraçado ver q as pessoas aceitam o fato de eu ter construído minha carreira totalmente na contramão, fazer muito sucesso com as minhas músicas, ganhar dinheiro com isso, fazer shows lotados, cantar bem, compor bem, mas não aceitam o fato de eu ser UMA GRANDE GOSTOSA.”