Quando nos interessamos por alguém que já faz parte do nosso convívio social, muitas vezes fica difícil saber se ele também quer algo a mais. Se um cara gosta de você na balada, é muito simples identificar: ele se aproxima e inicia uma conversa. Porém, quando isso acontece com alguém próximo, as coisas não são tão claras, e isso pode nos deixar confusas. Se você já se pegou pensando de forma diferente em um amigo ou colega de trabalho, certamente tentou identificar na linguagem corporal e verbal dele sinais que indicassem que ele também pudesse estar afim. Mas como ter certeza?
Leia também:
Como entender a cabeça dos homens
Segundo a coach de relacionamento Margareth Signorelli, terapeuta EFT (Emotional Freedom Techniques), o homem joga muito mais limpo do que a mulher quando se trata de conquista. “Ele vai ser mais direto e agir da forma como se sente mais confortável, diferente da mulher, que costuma fazer jogo“, diz. “No geral, o homem vai tenta repetir comportamentos e técnicas que ele percebeu que deram certo anteriormente, em outros casos”, completa.
Sinais de que ele está afim

“Quando o cara está afim, pode ter certeza de que ele te observou de longe e, agora, quer saber se tem química, se vai rolar uma faísca”, diz Margareth.
- Na academia, ele terminou o exercício, mas fica por perto. Pode sair da sala de musculação, mas, se sabe que você está lá, ele volta para conversar um pouco mais.
- O corpo dele vai estar mais próximo ao seu, e ele vai buscar tocá-la em algum momento, colocando a mão em seu ombro, por exemplo.
- Por mais que ele seja um cavalheiro e sempre muito educado e gentil com todas as mulheres, você será a prioridade dele. Se ele estiver em meio a um grupo de mulheres e tiver de oferecer o casaco para alguém, você será a primeira opção. Ele segura a porta do elevador para todas entrarem, mas olha para você.
- O corpo dele vai estar sempre voltado para o seu, como se você o atraísse. “É como se ele estivesse indo à caça, então não vai tirar o foco de você, diferente da mulher, que é capaz de observar cinco homens ao mesmo tempo”, diz a coach.
- É bem possível que você o pegue olhando em sua direção. “Ele pode estar conversando com outras pessoas, mas o olhar vai sempre desviar para você, porque o homem é muito visual”, afirma. “É muito mais fácil ativar um homem pela visão do que pelo tato”, completa a especialista.
- Por outro lado, se ele não está afim, fica fácil notar. “Se ele perceber que você está interessada e for supereducado, ele vai te dar um princípio de atenção e depois se afastar. Você vai perceber que ele está investindo em outra pessoa.”
Como sinalizar que eu também quero?
Segundo Margareth, se você der um passo para trás, ele dará dois. “Se ele é seu amigo, vale chamá-lo para sair como quem não quer nada, fazendo um convite de duplo sentido. Diga que, se ele quiser, você topa sair para jantar com ele qualquer dia – o pode ser interpretado como um programa entre amigos ou como algo a mais. Pronto, você deu a dica”, sugere a coach.
Quando for oportuno, lance um olhar um pouco mais demorado para ele, o que irá intrigá-lo.

Interessado ou galinha?
É importante notar que há dois tipos de homem: aquele que está interessado em você e o que está interessado em todas. “É legal sair com este amigo e perceber como ele trata outras mulheres. Se notar diferença, é porque ele está interessado em você. Se não, está atirando para todos os lados”, afirma Margareth.
Se em uma carona depois do trabalho ou uma saída acabou rolando um beijo e, no dia seguinte, ele desapareceu e fingiu que nada aconteceu, a orientação da especialista é riscá-lo da sua vida – claro, se sua intenção for desenvolver um relacionamento mais sério. “Da próxima vez que ele te procurar, explique que este não é o tipo de relação que você procura no momento e esqueça-o”, sugere.