Após Giovanna Ewbank, Iza também diz que acredita ser demissexual: entenda o termo

por | out 19, 2022 | Comportamento

Em entrevista ao podcast “Quem Pode, Pod”, comandado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a cantora Iza deu raras declarações sobre sua vida íntima. Discreta, ela descreveu como foram seus “namoros” de infância, e afirmou que, assim como mencionado por Ewbank recentemente, ela se considera demissexual – ou seja, não em tanto prazer em relacionar-se casualmente.

Iza diz que se considera demissexual

Convidada da semana no podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a cantora Iza se abriu sobre relacionamentos e sexualidade. Geralmente muito discreta quanto à vida íntima, Iza explicou que era “namoradeira” quando muito nova, e desenvolveu cedo a curiosidade com a sexualidade de forma geral – mas tudo mudou após, aos 21 anos, ela passar a ser ativa sexualmente.

“Eu era namoradeirinha tipo: ‘Oi, Gustavo, tudo bem? Eu quero ser sua namorada’. Aquele namorinho de sentar do lado no recreio, de emprestar caneta, não tinha beijo. Lá pelos oito anos, eu comecei com essa coisa de levar os amiguinhos para debaixo da mesa para dar um beijinho, para entender se o que eu tinha dentro da minha calça era igual. Era uma questão de olhar, curiosidade infantil”, relembrou ela.

Na sequência, ela afirmou que, apesar disso, deu o primeiro beijo apenas aos 17 anos, e teve a primeira relação sexual quatro anos depois, aos 21. Após a primeira vez no sexo, descrita por ela como ruim, a cantora diz ter entrado em uma jornada de descobertas sobre o que gosta ou não gosta na cama – e, ainda que se considere uma mulher “muito sexual”, não se envolve sexualmente com muitas pessoas.

“Sou muito sexual. Energia do sexo é a energia da criação, e eu sou muito criativa. Está tudo ali, transar é vida – e isso é uma descoberta. […] Hoje, me sinto plena, mas começando ali nos 21 anos foi uma lona caminhada até entender: é disso que eu gosto. A gente vai evoluindo, aprendendo, se conhecendo como mulher”, disse ela, revelando, ao ser questionada por Fernanda, que teve poucos parceiros sexuais.

“Transei com pouquíssimas pessoas”, pontuou Iza, trazendo à tona algo mencionado por Ewbank recentemente: a demissexualidade. “Amiga, tu falou um negócio esses dias que e acho que sou também. Demissexual. Demora muito para eu querer transar com alguém, acho que só se eu tiver realmente alguma conexão com a pessoa. Descobri isso, transei uma vez, foi tranquilo, deu tudo certo, mas fiquei com aquela sensação de ‘Por que fiz isso?’”, disse Iza.

Iza no
Reprodução/Quem Pode, Pod/YouTube

Na sequência, a cantora afirmou ter imaginado que sua reação pudesse estar ligada ao parceiro, mas, eventualmente, descobriu não ser este o caso. “Demorei para entender que não tinha nada a ver com o ‘boy’, tinha a ver comigo. Tenho que admirar muito para falar: ‘Meu Deus, eu vou te dar’. Para chegar esse momento, demora”, explicou a cantora, que, por fim, detalhou o sentimento que precisa ter para se envolver sexualmente.

“É uma coisa tão íntima, tem que confiar muito. E quando eu falo de ter um sentimento, não estou nem falando de querer casar, é tipo assim: ‘Te admiro por inteiro, não acho você só gostoso’”, descreveu.

Demissexualidade: o que é?

Pessoas demissexuais são, conforme a descrições delas mesmas, as que sentem atração sexual apenas por parceiros ou parceiras pelos quais nutrem sentimentos e compartilham algum tipo de intimidade. Para elas, o sexo casual é algo difícil de acontecer devido ao fato de não haver, em geral, tempo para desenvolver admiração e conexão antes da relação.

Enquanto para muitos a demissexualidade representa uma orientação sexual – assim como homossexualidade ou heterossexualidade –, outros veem nela mais uma preferência sexual, e não é raro encontrar quem se identifique desta forma.

Relacionamentos