A notícia do término de Leonardo DiCaprio e Camila Marrone não foi exatamente um choque para o público. Exatamente dois meses após o aniversário de 25 anos da modelo, o fim da relação reforça a teoria dos fãs de que há um “prazo de validade” nas relações do ator — um padrão de comportamento que para alguns, pode ser visto como uma reprodução de estereótipos e reflexos de machismo.
Leonardo DiCaprio e a “idade de corte” das namoradas
Há alguns anos, fãs têm observado e registrado um comportamento recorrente de Leonardo DiCaprio: o ator nunca mantém relacionamentos amorosos com mulheres que tenham mais de 25 anos. A tendência é seguida tão a risca que virou motivo de piada, tornando-se conhecida como a “idade de corte” do ator, ou sua “maldição dos 25”.
Até um gráfico comparando as faixas etárias de DiCaprio e suas ex-namoradas tem circulado pelas redes. Atualizada com o término atual, a planilha compara as relações de DiCaprio desde 1999 até hoje: desde os 24 anos, o ator nunca namorou mulheres acima de 25 anos — mesmo hoje, aos 47.
Entre as mulheres lembradas na lista, estão: Gisele Bündchen, Bar Refaeli, Blake Lively, Erin Heatherton, Toni Garm, Kelly Rohrbach, Nina Agdal e a ex-namorada mais recente, Camila Morrone. Coincidentemente (ou não), o “teto” de idade é sempre aos 25 anos, idade feita recentemente pela modelo.
Pelas redes sociais, vários internautas reagiram à notícia com bom humor:
https://twitter.com/lavipeti/status/1564806845348577280
um filme do Nolan em que o DiCaprio corre contra o tempo para salvar seu casamento (impedindo a esposa de completar 25 anos)
— superchoruman (@superchoruman) August 31, 2022
Até bolo de aniversário com os dizeres “muito velha para Leo DiCaprio” virou tendência:
Leo DiCaprio le cortó a la novia que cumplió 25 en junio pic.twitter.com/I19oHF3AYv
— Florencia María (@flortundis) August 30, 2022
“A namorada com a qual Leonardo DiCaprio vai terminar aos 72 anos de idade nasceu hoje.” https://t.co/Wj9DE9l9Hi
— Pablo Villaça 🎞 (@pablovillaca) August 31, 2022
E as teorias sobre o “prazo de validade” das relações vão ainda mais longe:
https://twitter.com/arteataques/status/1565067769552556032?s=20&t=8cKKwnoDro63ZtX0ybUqDg
vc sabia q no filme Titanic o personagem Jack (interpretado por Leonardo DiCaprio) prefere congelar na água em vez de subir na porta de madeira pois momentos antes teria descoberto q a personagem rose havia acabado de completar 25 anos?
— Cauê de BONÉ BRANCO (@caue_nascim) August 30, 2022
Relação com mulheres mais novas
Porém, mesmo encarando a situação como piada, não é só em Hollywood que a questão da “idade de corte” acontece. Muitas mulheres no Brasil e no mundo expõem os preconceitos embutidos nesse tipo de comportamento, mostrando como nossa cultura permite que homens “troquem” de namoradas, buscando mulheres mais jovens, seja para fortalecer o ego ou expor uma suposta virilidade.
Uma dessas mulheres foi Claudia Raia, que comentou recentemente em entrevista ao “Saia Justa” como esse tipo de comportamento fortalece estereótipos e provoca competições entre as mulheres. A atriz Natalie Portman também relacionou esse padrão como uma “cultura” que objetifica e sexualiza mulheres, determinando “prazos de validade” para elas que afetam não só na vida pessoal, mas também limitando suas carreiras, deturpando sua credibilidade e ofertas de trabalho por conta da idade.
A questão é muito mais profunda do que simplesmente uma “preferência”: a “escolha” por namorar mulheres mais jovens é também uma forma de gerar competição e preconceito com a idade. É o que pontuou Mariana Xavier, associando a questão de idade à indústria da moda e aos padrões de beleza “jovens e magros” que são impostos pela mídia, conforme a visão masculina hegemônica de que só as mulheres mais jovens seriam realmente bonitas. O tema já virou até música, quando as cantoras Taylor Swift e Lana Del Rey foram reportadas se “inspirando” no padrão DiCaprio de só se relacionar com mulheres mais novas para compor canções que denunciam esse tipo de atitude.
Muitas reflexões foram levantadas também nas redes sociais. Além dos memes, algumas pessoas levantaram questões importantes sobre o tema:
Esse lance do idiota do dicaprio me deixa muito triste. Que sociedade doente é essa que estamos vivendo onde uma mulher faz 25 anos e é considerada "velha"?!!
Gente?! Que isso?! Voltamos para a idade média e eu não fui avisada?
Como combater o etarismo? De verdade preciso saber— 𝙱 𝚊 𝚛 𝚋 🌙 (@lvnasbae) August 31, 2022
esse padrão de dicaprio de não namorar mulheres que envelhecem junto com ele – pra sempre estar namorando uma mulher de 20 e pouquíssimos – é extremamente misógino e assustador. que nojo.
— eu que lute 🇵🇸 (@amrlgbrl) August 31, 2022