Coloque ideias, estudos e pensamentos no papel de maneira mais estruturada
Sabe quando a sua cabeça está uma loucura e tudo o que você precisa é colocar as coisas no papel? O mapa mental funciona muito bem nessas horas criando uma organização visual de ideias, pensamentos, estudo e até projetos.
Como uma espécie de anagrama, esse método é muito comum entre estudantes, mas também pode te ajudar a estruturar os seus pensamentos, projetos e diversas áreas da sua vida.intuitiva.
O que é um mapa mental?
Difundido pelo psicólogo britânico Tony Buzan, o mapa mental é uma técnica que cria um diagrama usando palavras-chave, imagens e conexões visuais para facilitar a assimilação de conteúdos. Dessa maneira, ele permite que a informação seja absorvida de forma mais dinâmica, estimulando o raciocínio lógico.
Como fazer um mapa mental?
Para fazer o seu mapa mental é importante seguir algumas etapas. A primeira delas, por exemplo, é definir o tema central. Escreva no centro da folha. Pode ser um conceito, tema de estudo, ideia ou problema que precisa solucionar.
Dele, então, você desenhará ramificações que farão a conexão com palavras-chave que desmembrem esse conteúdo. Elas podem ainda ganhar subcategorias com novas ramificações.
Para tornar tudo ainda mais visual, você pode apostar em cores, imagens e outros elementos. Lembre-se sempre de revisá-lo para analisar se não falta nada ou se há alguma conexão que não faz sentido.
Modelos de mapa mental

Você pode usar um mapa mental para diferentes objetivos. Estudos, planejamento, brainstorming e tomada de decisões, por exemplo, são alguns deles. No entanto, todos seguirão a estrutura descrita acima.
No Canva, por exemplo, existem diversas opções já meio esquematizadas e que te tornarão a construção da estrutura bem mais fácil.