https://www.instagram.com/p/BUjjbSmFa37/
Uma deficiência pode gerar limitações tanto para quem tem, quanto para quem convive com essas pessoas. Nem todos sabem, mas o pai da jornalista Mari Palma é deficiente visual e ela emocionou seus seguidores com um texto tocante sobre a dificuldade de crescer ao lado dele e aceitar essa limitação.
Homenagem de Mari Palma para o pai
Mari Palma aproveitou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual para homenagear o pai, Luiz, no Instagram com um texto para lá de emocionante.
https://www.instagram.com/p/BrVtWp-DVRq/
No relato, ela fala sobre como foi difícil crescer com um pai portador de deficiência visual. Mas a limitação da visão fez com que Mari enxergasse muitas coisas.
A primeira delas foi a aceitação. “Eu tive muita dificuldade de aceitar, perguntava por que tinha que ser ele, chorava muito de desespero por não ter o que fazer, vivia na internet atrás de faculdades pelo mundo que estudavam a cura pra doença dele, sempre atrás de algo pra ajudar, mas sempre me frustrava. Até o dia que eu percebi que na verdade, quem tinha que aceitar era ele. E ele tava ali bem, feliz do jeito dele, sorrindo pra todo mundo”.
A jornalista também falou um pouco sobre como ajuda o pai no dia a dia e revelou que eles desenvolveram alguns códigos para andar na rua. “ele fica com a mão no meu ombro, aí se tem um degrau, por exemplo, eu mexo o ombro pra ele saber”.
https://www.instagram.com/p/BmY8TTFl8PH/
Mari ainda disse que o pai brinca que ela é os olhos dele, “mas mal sabe ele que ele enxerga mais do que eu”. A jornalista também tenta se imaginar no lugar do pai e, quando faz isso, sente ainda mais orgulho do homem que ele é.
“Pai, às vezes eu fecho os olhos um minutinho só pra me sentir um pouco como você, pra tentar entender o que você passa, e isso me faz te admirar mais e mais. tem que ser muito forte pra enxergar o mundo com o coração do jeito que você enxerga, e isso você me ensinou a vida toda”.
Ao fim do relato, Mari Palma agradeceu por ser filha de Luiz e garantiu: “não se preocupa que você sempre vai ter esses olhos aqui pra te guiar onde você for! você é de verdade meu maior herói”.
https://www.instagram.com/p/BmTSs7ilZmj/
Leia o relato completo de Mari Palma para o pai:
“Hoje é dia nacional da pessoa com deficiência visual, então é mais um dia pra falar pra todo mundo o quanto eu amo essa pessoa aí. quando a gente anda na rua, a gente tem nossos códigos. ele fica com a mão no meu ombro, aí se tem um degrau, por exemplo, eu mexo o ombro pra ele saber. ele brinca que eu sou os olhos dele, mas mal sabe ele que ele enxerga mais do que eu.
Crescer com um pai deficiente visual foi MUITO difícil, mas ao mesmo tempo me ensinou demais. eu tive muita dificuldade de aceitar, perguntava por que tinha que ser ele, chorava muito de desespero por não ter o que fazer, vivia na internet atrás de faculdades pelo mundo que estudavam a cura pra doença dele, sempre atrás de algo pra ajudar, mas sempre me frustrava. até o dia que eu percebi que na verdade, quem tinha que aceitar era ele. e ele tava ali bem, feliz do jeito dele, sorrindo pra todo mundo – esse mesmo sorriso da foto, com os olhinhos, que me dá vontade de morder de tanto amor.
Pai, às vezes eu fecho os olhos um minutinho só pra me sentir um pouco como vc, pra tentar entender o que vc passa, e isso me faz te admirar mais e mais. tem que ser muito forte pra enxergar o mundo com o coração do jeito que vc enxerga, e isso vc me ensinou a vida toda.
Obrigada pelo presente de ser sua filha. e não se preocupa que vc sempre vai ter esses olhos aqui pra te guiar onde vc for! vc é de verdade meu maior herói”.
Textos inspiradores de Mari Palma
- Declaração de Mari Palma ao pai, deficiente visual, é a mais linda que você lerá hoje
- Texto corajoso de Mari Palma revela verdade que toda mulher batalhadora precisa ler
- Todo mundo já sonhou se declarar para o primeiro amor como Mari Palma fez na TV