Mercado alemão dá lição de humanidade ao esvaziar quase todas as suas prateleiras

Consumidores de um mercado da rede alemã Edeka levaram um susto quando entraram na loja da cidade de Hamburgo. No lugar de vinhos franceses, chocolates belgas, azeitonas gregas ou frutas brasileiras, as pessoas se depararam com corredores de prateleiras vazios, apenas com produtos alemães. A ação foi um importante golpe contra xenofobia.

Mercado defende diversidade

A campanha durou apenas um dia e teve a intenção de chamar atenção para a questão da xenofobia – a aversão a pessoas de outros países – tão discutida atualmente, principalmente na Alemanha, em função da crise dos refugiados.

Para isso, eles retiraram todo e qualquer produto estrangeiro de suas gôndolas e mostraram quão vazias e pobres elas ficariam sem a diversidade.

https://www.instagram.com/p/BYI86wDFvxn/

Cartazes com mensagens sobre a importância da diversidade foram colocados nas prateleiras e elas se referiam mais às pessoas que aos produtos do mercado: “Tão vazia é uma prateleira sem estrangeiros” e “somos pobres sem variedade” eram lidas no meio das gôndolas sem nenhum produto.

Ao mostrar como o mercado é melhor com produtos alemães e estrangeiros, a rede ilustrou a importância da cooperação entre todas as pessoas.

“O Edeka apoia a variedade e diversidade. Nas nossas lojas, vendemos numerosos produtos que são desenvolvidos em várias regiões da Alemanha. Mas apenas juntamente com os produtos de outros países é possível criar uma diversidade única que os nossos consumidores valorizam”, disse um porta-voz à imprensa da Alemanha

Mais lutas pela diversidade