Modelito-formatura

Olá! Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer às pessoas que me escrevem. Fico feliz em saber que vocês gostam da minha coluna. Bom, respondendo ao pedido de uma simpática leitora, hoje vou escrever sobre festa de formatura. O que usar e o que não usar, principalmente. Veja algumas sugestões no nosso slideshow.

Festa de formatura é uma ocasião especial, o que significa que não fica nada elegante você aparecer vestida com seu jeans, mesmo que ele seja todo bordado com cristais Swarovski.
Nestas ocasiões, é melhor respeitar a tradição e se vestir como manda o figurino (minha nonna falava assim). Isso não significa que você tenha que mandar para o tintureiro aquela saia de tafetá com tule que está toda mofada no fundo do armário. Um pretinho básico com algum detalhe ou uma saia longa com uma blusa especial já basta.

Capriche no salto e nos acessórios. Se você não tem uma jóia para a ocasião, use uma linda bijouteria, que seja sofisticada. Um anel só é suficiente. Compre uma bolsa pequena, bordada e de festa ao invés daquela famosa que todo mundo tem, mas que não é nada adequada para a ocasião. Elegância é criatividade e é possível mesmo para quem não tem muito dinheiro.

O modelo pode ser básico, mas a qualidade do tecido é fundamental. Nada de sintéticos brilhantes, opte pelos tecidos de fibras naturais

Os vestidos hoje em dia são perigosíssimos. Nas modelos e nas fotos ficam lindos mas, muitas vezes, ao vivo são devastadores simplesmente porque quem está usando não comporta coisa do gênero – eles acabam destruindo o seu visual. Tem a robusta que se enfiou dentro de um corpete justo, duro e todo trançado. E ali, bem debaixo do braço, salta desesperada, aquela bolha de gordura! Tem também a mini muito mini que a mocinha fica puxando toda hora; a blusa trançada na barriga daquela fofa que deixa a festa inteira curiosa em saber se ela está esperando um herdeiro ou está fora de forma mesmo; decotes que mostram seus silicones em detalhes; transparências de deixar qualquer aparelho de raio-X devendo qualidade na imagem; a lindinha com seu relógio de strass dez vezes maior que o seu pulso, entre tantos outros exemplos. Fique muito atenta a estes modelos conceituais, exagerados e extravagantes.

Boas dicas

Bom, chega de falar mal e vamos às dicas para você arrasar. Um dos detalhes mais importantes é o tecido que você vai usar. O modelo pode ser básico, mas a qualidade do tecido é fundamental. Nada de sintéticos brilhantes, opte pelos tecidos de fibras naturais. Se ele já é meio engomado, evite modelos com muito pano e escolha algo mais justo (mas não colado). Se escolheu um crepe de seda ou qualquer outra coisa vaporosa, aí sim pode exagerar na metragem e usar um modelo bem solto e rodado. O comprimento deve ser longo. Festa de formatura é formal, o nome já diz. Fique atenta ao caimento e a modelagem caso prefira comprar pronto.

As mães devem evitar aquele modelo básico de saia e blusa bordada. Já era. Prefira um vestido cachecoeur ou um lindo tomara-que-caia. Tailleur também não combina. Blazer com saia longa é um horror!

Para as formandas, meu conselho seria algo mais justo caso elas tenham que participar da cerimônia de entrega de diploma vestindo as famosas becas. Um vestido muito rodado nestas horas pode parecer estranho porque a beca arma e você vai se transformar num balão. Que tal um lindo tomara-que-caia reto e com detalhes bordados? Ou um vestido de um ombro só com uma saia evasê?

Se você gosta de saias rodadas, prefira então uma blusa mais justa. Caso seu vestido seja liso, escolha um colar bem legal e brincos pequenos. Ou o contrário, vá sem colar e carregue nos brincos. Na mão, um anel de família nestas horas te dará um charme especial e mostrará sinal de tradição. Fica bem chique. Relógio só se for bem clássico senão não combina. Escolha uma carteira que combine com a sandália e esqueça o sapato forrado. Não se usa mais. Compre uma sandália de strass.

Para quem vai com uma saia reta com fenda atrás, por favor, nada de meia cor-da-pele e sapato scarpin. Fica bem melhor uma sandália aberta. Sapato fechado combina com calça comprida.

Falando em meias….use somente se você tiver acima dos 50 anos. Mesmo que o seu vestido seja preto, deixe a meia em casa. Um dos looks mais escabrosos são vestidos soltos, leves, frente-única ou tomara-que-caia, isto é, modelos mais de verão, com meia preta e sapato fechado. Nada a ver.

Outro detalhe importante. Eu sei que você é jovem e está muito feliz porque é seu baile de formatura, mas tente evitar o visual Barbie. Nada de coques performáticos e cachinhos duros de laquê. Vá com um penteado mais natural possível. E não precisa pôr nada na cabeça porque ainda não é o seu casamento. Quanto à maquiagem, evite cílios postiços, qualquer coisa com glitter e excesso de gloss. Seja natural.

E para finalizar, aqui vai uma superdica: se você quiser realmente sair do lugar comum, se destacar no meio de tantas outras formandas e arrasar na elegância, escolha um modelo de vestido vintage, longo, lindo e estampado! Garanto que você será única e a mais criativa!

O vermelho glamuroso de Walter Rodrigues

Walter Rodrigues num modelo com fendas e decotes

Leveza no modelo de Marcia Ganem

As flores no longo de Victor Dzenk

Grafismos de Victor Dzenk