Saiba reconhecer quando a exaustão da maternidade te leva ao seu limite físico e emocional
A maternidade é uma jornada incrível, mas também pode ser exaustiva. Você já sentiu um cansaço extremo, como se não houvesse mais energia para lidar com as demandas de um ou mais filhos? Se sim, saiba que você não está sozinha.
O “mommy burnout” é uma condição real e afeta muitas mães que, sobrecarregadas com responsabilidades, acabam esgotadas física e emocionalmente. A seguir, entenda mais sobre o assunto.
O que é burnout materno?

O termo mommy burnout (ou burnout materno) se refere ao esgotamento físico, mental e emocional que muitas mães enfrentam ao tentar equilibrar múltiplas responsabilidades – como é o que acontece também na Síndrome da Mulher Maravilha.
No entanto, ele não está catalogado na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID.
Principais sintomas:
- Exaustão física e mental;
- Irritabilidade e frustração;
- Dificuldade para dormir;
- Sentimento de incompetência ou culpa;
- Perda de interesse em atividades prazerosas;
- Isolamento social.
Como lidar com o mommy burnout?

Já dizia o antigo provérbio africano: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ou seja, há muito tempo o mundo reconhece a importância de uma rede de apoio no processo educativo infantil.
Isso porque ninguém desenvolve valores isoladamente. O ambiente social exerce grande influência. Dessa forma, todas as mães devem saber quando parar, respirar e reservar um tempo para si mesmas, lembrando que a responsabilidade de criar uma criança vai muito além do que está sobre poder delas.