Na madrugada deste sábado (8), o Brasil se despediu de Chica Xavier, reconhecida por seus trabalhos icônicos em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”. A atriz morreu aos 88 anos, vítima de um câncer de pulmão descoberto em estágio avançado, segundo afirmou a assessoria de imprensa da TV Globo em nota. Ela havia sido internada em um hospital do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (5), com um quadro de desconforto respiratório contínuo.
“Diz o ditado que baiano não nasce, estreia. Não à toa, o estado da Bahia passou a ser conhecido como verdadeiro berço de talentos da arte e da cultura brasileira. Neste sábado, dia 8, a Boa Terra perdeu uma referência de sua história artística. Francisca Xavier Queiroz de Jesus, ou simplesmente Chica Xavier, morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer no pulmão que foi descoberto em estágio avançado. Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem. Um sorriso inconfundível, que bastava ser visto uma vez para não mais esquecer”, diz o comunicado da emissora.
Morre a atriz Chica Xavier
Francisca Xavier Queiroz de Jesus nasceu em Salvador (BA) e participou de folhetins marcantes da TV brasileira, como “Dancin’ Days”, “Pátria Minha”, “Cara & Coroa”, “O Rei Do Gado”, “Esperança” (foto acima) e “Força De Um Desejo”, sendo o seu trabalho mais recente em “Cheias de Charme”, novela da TV Globo exibida em 2012.
Nas redes sociais, inúmeros famosos, como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Solange Couto e Cris Vianna, prestaram homenagem à atriz. Confira:
Diretora Maria de Médicis
Tive a grande honra de trabalhar algumas vezes com a grande Chica Xavier.Exemplo de vida, talento transbordante e um axé que nos iluminava. Meu enorme carinho para o querido Clementino Kelé ,a muito amada @luaxavier e toda a família. Ela deixa um legado imenso .Muito Obrigada💛 pic.twitter.com/MCBokieD5o
— maria de medicis (@IMedicis) August 8, 2020
Ator Paulo Vieira
Uma das maiores artistas deste país. Plantou tanta coisa que hoje a gente tá colhendo… Dona Chica Xavier, vá em paz e muito obrigado. Meu amor e solidariedade a @Luaxavier e toda família linda que ela formou! 🖤 #chicaxavier pic.twitter.com/8uSuJUZroW
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) August 8, 2020
Atriz Lucy Ramos
A grande Chica Xavier nos deixou. Uma grande referência como atriz no teatro, cinema e televisão, deixando um legado de mais de 60 anos de carreira. Obrigada por tudo e por tanto, rainha. Seguiremos celebrando sua história e trilhando o caminho que você ajudou a abrir 🙏🏽❤️ pic.twitter.com/mWPcalj4IF
— Lucy Ramos (@lucyramos) August 8, 2020
Ator Lázaro Ramos
https://www.instagram.com/p/CDohY0Znos4/
Atriz Taís Araujo
https://www.instagram.com/p/CDoiYrZgn8P/
Atriz Cacau Protásio
https://www.instagram.com/p/CDoe8DkBdft/
Autora de novelas Glória Perez
https://www.instagram.com/p/CDoiglCnpaN/
Atriz Cris Vianna
https://www.instagram.com/p/CDoiJkWn5MY/
Atriz Solange Couto
https://www.instagram.com/p/CDoigcFhnhN/
Atriz Camila Pitanga
https://www.instagram.com/p/CDokJ18nZb7/
Francisca Xavier Queiroz de Jesus
Chica Xavier mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, aos 21 anos, com o sonho de se aprofundar na arte. Em 1956, encenou a primeira peça de sua carreira, “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes, ao lado do companheiro com quem se casou no mesmo ano, Clementino Kelé. Em julho de 2020, os dois haviam acabado de completar 64 anos de casados. “Sou Chica Xavier, mas mais do que isso, eu sou Chica de Kelé”, disse a atriz em uma entrevista recente. Juntos, eles tiveram três filhos – Christina, Izabela e Clementino Junior – e três netos – Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan.
https://www.instagram.com/p/CCVyvj2AhrO/?lite=1
Chica estreou no cinema em 1962, no filme “Assalto ao Trem Pagador”, dirigido por Roberto Farias. Participou de inúmeras novelas na TV Globo, sendo a primeira “Os Ossos do Barão”, em 1973. Desde então, foram mais de 50 personagens só na televisão, como nas novelas “Sinhá Moça”, “Renascer”, “Pátria Minha”, “Cara & Coroa”, “Rei do Gado”, “Força de um Desejo”, entre outras. O trabalho mais recente na Globo foi na novela “Cheias de Charme”, em 2012.
Em 2010, recebeu o Troféu Palmares concedido pelo MINc, através da Fundação Cultural Palmares, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira. Em 2011, foi homenageada ao dar o nome ao Centro Cultural Atriz Chica Xavier do projeto No Palco da Vida, que também abriga o acervo de sua brilhante carreira no Teatro, TV e Cinema. Já em 2013, a biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” foi lançada. Escrita por Teresa Montero, o livro registra toda trajetória desse ícone da dramaturgia brasileira.