Mulheres líricas > Carmen Gomes

por | jun 30, 2016 | Comportamento

A herma de Carmen Gomes foi inaugurada em 4 de março de 1958 por iniciativa da Sociedade de Artistas Líricos Brasileiros, que na época era presidida pelo filho da cantora, Jim Barboza.

A artista nasceu no Rio de Janeiro no dia 05 de março de 1900, e faleceu também no Rio, em 12 de julho de 1955. Soprano, iniciou seus estudos particulares com a cantora Camila da Conceição. Cursou a Escola Nacional de Música e estreou em 1925 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando a “Tosca”. Nos anos seguintes, cantou com muito sucesso no Brasil e em Buenos Aires o repertório italiano.

Em 1935, fez parte da embaixada artística que acompanhou o Presidente Vargas à Argentina, fazendo “Ceci”, papel principal da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Nos anos seguintes, com seu marido, o tenor Reis e Silva, fazendo Peri, Carmem Gomes interpretou Ceci em português em todo o Brasil, até 1944, quando tornou-se professora de declamação lírica da Escola Nacional de Música. Na cátedra, criou as óperas “O descobrimento do Brasil” e “Tiradentes”, de Eliezar de Carvalho. Em sua homenagem, a Escola Nacional de Música da UFRJ realiza desde 1971 o Concurso de canto lírico Carmen Gomes.