Os mais românticos podem ficar preso ao conceito de que, para uma relação dar certo, basta que ela seja repleta de amor. Mas quem é realista e cultiva longos relacionamentos sabe bem que diversas outras características entram em jogo para uma vida a dois harmoniosa. Conheça as melhores maneiras de demonstrar não somente amor, mas também respeito ao parceiro:
Como mostrar que você respeita a pessoa amada
1. Mantenha-se aberto ao diálogo e ouça sempre atentamente às necessidades, desejos e preocupações da pessoa amada.
2. Além de ouvir, mostre que você entende o que a pessoa sente e deseja, se comportando de forma cordial e atenciosa.

3. Use palavras de apreciação e reconhecimento. “Por favor”, “perdão” e “obrigado” devem estar sempre presentes em relacionamentos respeitosos.
4. Mantenha o bom humor na relação, mas tome cuidado para não exagerar em brincadeiras que sabe que nem sempre agradam.
5. Nunca compare o parceiro com outras pessoas ou mesmo faça medições da própria relação baseadas em namoros e casamentos de amigos.
6. Aponte os defeitinhos e pontos fracos que acredita que o parceiro precisa melhorar, mas também ressalte suas qualidades quando achar válido.

7. Não compartilhe com estranhos ou mesmo amigos e familiares detalhes muito íntimos do relacionamento e da vida do parceiro ou parceira.
8. Respeite os momentos em que ele ou ela precisa ficar sozinho e em silêncio, sem questionar exaustivamente os motivos.
9. Brigas são comuns em qualquer relação amorosa, mas procure sempre respirar fundo nas discussões para evitar o uso de palavras muito agressivas.

10. Seja objetiva e pontual na hora de fazer críticas e julgamentos e esteja aberta a ouvir o que o outro tem a dizer em relação às suas opiniões.
11. Quando a pessoa amada cometer um erro, em vez que argumentar com “eu avisei”, que tal ser mais simpático e respeitoso dizendo que todos erram e que devemos aprender com as falhas.
12. Quando o parceiro apresentar acertos, não fique constrangida em elogiar o feito e incentivar o comportamento. A tática certamente trará benefícios a ambos.

13. Respeite a independência do outro e evite proibir saídas ou planos individuais somente porque não se sente confortável.
14. Sempre que for possível e achar necessário, elogie o parceiro na frente de amigos e familiares.
15. Não tenha medo de se abrir e, de tempos em tempos, dizer a seu parceiro o quanto você se orgulha dele e como ele a faz feliz.
Relacionamentos amorosos
- Como evitar brigas bobas com seu parceiro que só causarão desgaste
- 15 ideias para uma surpresa romântica que seu amor nunca irá esquecer
- “Regra dos 37%”: algoritmo diz a idade com que você deve se casar