Nariz de Gleici não é o problema, problema é ser mulher e nunca ser boa o suficiente

Gleici Damasceno, campeã do “Big Brother Brasil 18”, participou da edição do “Encontro” desta terça-feira (2). Durante o programa, a aparência da ex-BBB se tornou alvo de críticas nas redes sociais.

Mais especificamente o nariz de Gleici, que está diferente após ela provavelmente ter passado por algum procedimento estético, foi criticado pelos internautas, mostrando o quanto as mulheres estão suscetíveis a serem julgadas pela aparência antes de qualquer coisa, independente do tempo, esforço e dinheiro que empreguem na luta para se encaixarem em algum padrão. E muitas de nós jamais seremos boas o suficiente.

Nariz de Gleici é alvo de críticas nas redes sociais

Ao aparecer no “Encontro”, imediatamente a aparência de Gleici foi criticada nas redes sociais. No Twitter, as pessoas julgaram o nariz da ex-BBB, que está diferente.

Houve até quem ofendesse a acreana e, no caso, foi justamente seu ex-namorado, o também ex-BBB Wagner Santiago, quem parece ter sido mais ferrenho.

Ele postou uma foto do cantor Michael Jackson que foi lida como uma alusão à aparência e finura do nariz de Gleici e foi duramente criticado por isso. Logo depois, apagou a publicação.

https://twitter.com/souzzathaiss/status/1366767035187941378

Outras pessoas apontaram que Gleici ficou irreconhecível com a mudança e que ela não precisava de uma intervenção estética, pois seu nariz já era bonito antes. Mas será que ela também pensava assim?

Aparência de Gleici em julgamento

Embora não tenha afirmado que passou por procedimentos para mudar a aparência, Gleici está diferente e a mudança é inegável.

Independente de qual tenha sido o fator que a transformou, o motivo provavelmente é o mesmo que permeia a cabeça de muitas, se não todas as mulheres: a necessidade de se encaixar no padrão de beleza imposto.

Gleici é magra e jovem, mas não é branca, não tem olhos azuis, cabelos loiros, lisos e longos, não é alta e tinha um nariz núbio, que apresenta um formato mais achatado e largo, característico da genética afrodescendente.

Em uma sociedade em que o “ideal” é ter um nariz fininho e arrebitado, não é difícil imaginar por que Gleici desejou o mesmo. E, ainda que tenha se empenhado em conquistá-lo, mesmo assim, não agradou.

Muitos, até o ex, se sentiram confortáveis o suficiente para analisá-la, compará-la e criticá-la em praça pública.

Vale lembrar que Gleici foi ao “Encontro” para falar sobre sua participação no BBB e sobre a edição atual do reality, mas tudo isso foi secundário à sua aparência, se não completamente anulado.

Enquanto a aparência feminina “adequada” for o parâmetro máximo para determinar o sucesso e o valor de uma mulher, a medalha de ouro que temos que conquistar na vida, será sempre assim.

*Com colaboração de Manuela Pagan.

Corpo feminino e seus “defeitos”