https://www.instagram.com/p/CPoV80kl4eA/
Após nove meses sendo perseguida tanto virtualmente quanto fisicamente, a influencer Rê Meirelles usou as redes sociais para fazer um relato importante. Conforme contou em um vídeo, ela começou a receber mensagens estranhas de um desconhecido em setembro de 2020 – e, embora não tenha dado tanta atenção a isso em um primeiro momento, o desenrolar da situação foi tão traumatizante que serve de alerta a todos.
Relato de influencer sobre perseguição é grande alerta
Em setembro de 2020, Rê Meirelles notou mensagens estranhas enviadas por um desconhecido no Instagram. Na época, ela ignorou aquilo, mas, além da situação ter se repetido, o remetente dos recados logo encontrou formas mais diretas de entrar em contato com ela – e agora, quase dez meses após o início da perseguição, ela tem usado o Instagram para alertar mais pessoas sobre o perigos de abordagens assim.
https://www.instagram.com/p/CO1amD4lbUn/
Em um vídeo publicado recentemente, a influencer disse que, de início, não imaginava as proporções assustadoras que aquilo tomaria. “Não dei muita importância, […] fui deixando passar e, no começo de janeiro, ele descobriu o endereço da minha casa”, disse ela, relatando que, além de saber onde ela mora, o perseguidor chegou a esperá-la em locais como consultórios médicos. “Chegou até a marcar e ir numa consulta”, afirmou.
Bloquear todos perfis criados pelo homem não o impediu de abordá-la pessoalmente cerca de cinco vezes – e foi aí que a jovem decidiu tomar medidas mais drásticas. “Fiz B.O., fui na delegacia da mulher, na delegacia normal, procurei um advogado criminalista – e essa é a primeira coisa que eu indico vocês a fazerem. Não sabia por onde começar, nunca imaginei que ia passar por isso, parece roteiro de filme”, disse.
https://www.instagram.com/p/CODWZHGFLI0/
Ao monitorar a situação, advogados da influencer detectaram que, além das inúmeras tentativas de contato, o perseguidor também falava sobre ela na própria rede social o dia inteiro. Com a ajuda deles e a recente criminalização de casos assim pela apelidada lei do “stalking” (lei 14.132), porém, Rê conseguiu uma medida protetiva contra o homem após a própria família dele falhar em convencê-lo a parar.
Com esta medida, ficou estabelecido que o homem não poderia chegar perto dela ou sequer citá-la na web, mas tanto o silêncio dele quanto a distância duraram pouco. “Ele parou, durante um tempo, de me perseguir, até onde eu sabia virtualmente e fisicamente. Até o dia em que apareceu de novo na porta de um cabeleireiro em que eu estava. Aí, sim, ele foi pego em flagrante”, relatou a influencer.
https://www.instagram.com/p/CNGURoVFOKX/
Na sequência, a influencer relatou ter recebido uma série de relatos parecidos com os dela e, diante disso, decidiu fazer o vídeo justamente para incentivar que se faça denúncias. “Quanto mais casos recorrentes, mais a gente consegue chegar a algum lugar, atingir um objetivo que é prender ou colocar essas pessoas no lugar que elas precisam”, disse ela, pedindo que as pessoas não banalizem situações como esta.
Veja o relato na íntegra:
https://www.instagram.com/p/CQhTzt3g6lC/