O perfume > Um cheiro, uma ocasião

Para quem não tem nariz e conhecimento de perfumista, fica difícil compreender como funciona cada família olfativa – floral, chipre, oriental… – e ainda mais distingui-las, com todas as variações de força que cada uma delas pode ter. Por isso, Samaritana dá a dica: prestar atenção nos frascos, nas cores dos perfumes e no que sugere o material promocional pode ajudar muito na hora de reconhecer que perfume é o seu. A especialista desenvolveu um guia que indica o que a cor do frasco e do perfume sugerem sobre a personalidade de quem deve usá-lo:

Dourados – Sugere glamour e é pensado para mulheres muito vaidosas, detalhistas, que gostam de se destacar

Prateados – Também lembra mulheres vaidosas, mas essas mais práticas e modernas

Vermelho – Para mulheres muito sensuais. Se a cor for mais fechada, sugere algo mais carnal

Rosa – Perfumes em tons de rosa são para as muito românticas

Pink, laranja e amarelos – Servem a quem tem muita vitalidade e alegria

Preto – A elegância discreta está nesses perfumes

Branco – Pensados para a mulher naturalmente chique, sem excessos.

“O mundo sem perfumes seria um mundo sem histórias.” É com essa frase de Azarro que Samaritana justifica que, na opinião dela, cada mulher deve ter três perfumes. Cada um deles deve lembrar um momento, uma história. “Tudo depende da vida de cada uma, das suas rotinas. Acho que uma executiva pode usar um perfume elegante, que demonstre respeito para o trabalho, enquanto uma dentista deve usar fragrâncias mais suaves. Para nem pensar em rotina nos fins de semana, nada melhor que perfumes leves, que combinem com as atividades desses dias. E, para ocasiões especiais, um perfume marcante”. Por isso, é importante saber quando se utilizará o perfume a ser comprado na hora de entrar na loja.

Jamais compre um perfume porque ficou bom na pele de outra pessoa. Cada um de nós tem um odor natural, e ele vai ser a base da fragrância, vai se misturar ao que vem no frasco

Outra coisa que se deve ter em mente é a impossibilidade de distinguir os cheiros de uma prateleira inteira. Depois de prestar atenção nas cores ou pedir uma ajudinha para definir o que pode te agradar, experimente naqueles papeizinhos no máximo quatro fragrâncias. Dessas, escolha as duas melhores e teste uma em cada pulso. Espere alguns minutos para que as notas de cabeça evaporem, e você possa sentir o coração da fragrância. “Jamais compre um perfume porque ficou bom na pele de outra pessoa. Cada um de nós tem um odor natural, e ele vai ser a base da fragrância, vai se misturar ao que vem no frasco”, aconselha Samaritana.

Também não é preciso se endividar por conta de um cheiro maravilhoso. É claro que não existem dois perfumes com exatamente a mesma fragrância, afinal, as receitas são exclusivíssimas e guardadas a sete-chaves. Mas, justamente pelo caráter de tendência desses produtos, é possível encontrar perfumes similares com faixas de preço diferentes. Nesse ponto, a dica das cores também pode ajudar.

Perfume-se

A volatização, que é o que vai fazer o perfume sair de você e chegar no nariz alheio, depende de calor. É por isso que se indica usar perfume em lugares de pele mais fina, onde podemos sentir a pulsação: pulsos, nuca, virilha, externo (aquele osso do peito) e atrás do joelho são os locais ideais. Mas, é claro, deve se escolher uns ou outros para que um cheirinho que era para ser bom não acabe incomodando.

Samaritana também tem dicas para a hora de se perfumar: “O perfume deve ser borrifado a mais ou menos trinta centímetros do corpo. Esticar o braço, dar uma borrifada para fazer uma nuvem e entrar nela também é bom, porque o perfume vai se espalhar melhor”. Perfumar a barra da saia – no caso de perfumes sem corantes, que não manchem a roupa – também pode gerar um efeito interessante: enquanto a saia se movimenta você joga perfume para todos os lados. Usar perfumes na altura da cintura é uma idéia para ocasiões em que você estará de pé e outras pessoas sentadas. “Eu também não recomendo passar perfume logo depois do banho por causa da umidade, que faz o perfume evaporar, é bom esperar uns dez minutinhos”, ensina.