O que fazer quando o casal chega àquele ponto crítico em que tudo vira briga?

por | nov 30, 2016 | Comportamento

Discussões e brigas são comuns e naturais em qualquer relacionamento amoroso e aprender a lidar com os problemas e superar situações difíceis pode até fortalecer a vida a dois. Mas o que fazer quando os desencontros são tão grandes e corriqueiros que o casal chega ao ponto crítico em que tudo vira motivo de debates e troca de acusações?

Vocês brigam demais? Saiba o que fazer

Brigas constantes normalmente indicam a necessidade de fazer avaliações pessoais e sobre o próprio relacionamento para entender por que não conseguem mais conversar sem que o diálogo, por mais simples e banal que possa parecer, se transforme em uma verdadeira batalha. Confira algumas dicas que ajudam a driblar o problema:

iStock

Escolha o momento e o local ideais para uma conversa séria. Ambos devem falar e expor suas próprias aflições, além de, claro, estar dispostos a ouvir tudo com calma. Nunca tente iniciar a DR logo que a companheira chega em casa do trabalho ou quando o parceiro estiver vendo TV. Determinem os melhores horários para que ruídos não afetem o diálogo e voltem a ser motivos de brigas.

É válido ainda iniciar a discussão de maneira amigável e não começar o debate já trocando acusações ou cercado de armaduras. Cuidado ainda com o tom de voz: gritar ou abusar de sarcasmos e ironias vai invariavelmente transformar a conversa em briga muito antes do que você espera.

Tente iniciar a conversa com palavras e ideias positivas, como “sei que estamos discutindo muito, mas confio que podemos nos entender”, por exemplo. Assuma erros diante do parceiro e aponte atitudes que reprova nele de forma clara, objetiva e, se possível, delicada.

ShutterStock

Se perceber que a conversa começou a deixar os ânimos exaltados, procure dar um tempo e proponha a continuação do diálogo para depois, quando ambos estiverem mais calmos. Insistir em manter o debate a todo custo pode ser pior e virar motivo de mais uma briga desnecessária para a coleção.

Por fim, ao tentar conversar sem brigar, é preciso estar disposto a se comprometer. É bem provável que ambos apresentem reclamações válidas e reais que vão exigir mudanças também nas suas atitudes. Neste momento o casal deve refletir sobre desejos e objetivos e entender qual seria as melhores saídas para que a vida a dois volte a ser harmoniosa.

Relacionamentos amorosos