O que se passa do lado de fora da janela do carro

Passear de carro é uma excelente oportunidade de apresentar o mundo aos filhos. Até uma simples voltinha faz com que eles conheçam um pouco da sua cidade, da história dos lugares e ainda faz com que vocês tenham momentos maravilhosos em família.

A jornalista Marianna Figueiredo conta que um dos programas mais legais que costuma fazer com o filho Pedro, de 4 anos, são os trajetos de carro. “Vamos conversando, vou mostrando as ruas, os carros, os caminhões, as árvores. Falo das estátuas. Ele adora. Memoriza as informações, alguns nomes de ruas importantes, nota modificações em trechos. O mais bacana é que ele agora até já sabe os caminhos. Está sempre atento”.

Avó de Manuela, 3 anos, a professora Valéria Gouveia tem a tarefa diária de buscar a menina na escola. “Fico ansiosa pela hora da saída do colégio. É um momento de troca nossa tão grande. Para mim, uma terapia. Pra ela, sei que é uma hora de conhecer coisas novas, observar as ruas, a rotina da cidade. Ela passa pela coleta do lixo, por outras escolas, por construções. É uma forma lúdica da criança ver a realidade”.

Marianna diz que tenta vivenciar com o filho a experiência que teve com o pai. “Ele sempre foi meu guia, meu instrutor. Tinha prazer de me apontar paisagens, monumentos, pontos históricos. Mesmo eu grande, ele ficava me mostrando as coisas. Até me irritava, dizia “Já vi quinhentas vezes, pai!” ou brincava com ele e me adiantava, “Olha lá o Cristo Redentor, olha o Pão de Açúcar”.

Estar ao lado dos filhos, a qualquer hora e a qualquer momento, sempre é produtivo. Seja para mostrar a vista da praia pela janela do carro ou a quantidade de veículos engarrafados que impede vocês de chegarem ao destino. O importante é pensar nas lições que ele leva pra vida. E nas lembranças que guarda de você.

Mas, para o passeio com as crianças ser perfeito, algumas regras de segurança são fundamentais. Veja AQUI quais são.