O que você mais admira no seu parceiro é o que causará briga no futuro, diz terapeuta

Se você já fez uma lista mental sobre as principais qualidades do parceiro e as razões pelas quais o considera um par admirável, saiba que, provavelmente, são justamente esses pontos positivos que farão com que vocês briguem no futuro.

Qualidades do parceiro podem ser motivos de briga

A ideia pode soar estranha inicialmente, mas faz sentido quando compreendemos as explicações da terapeuta Alice Boyes que, em um artigo para o site Psychology Today, afirma que somos atraídos por características de nossos parceiros que são diferentes das nossas, mas que depois ficamos irritados com essas mesmas diferenças.

shutterstock

Segundo a psicóloga, ao longo do tempo, o que você admira no par, ou seja, os pontos que no começo parecem complementar a relação, acabam se transformando em diferenças que podem causar irritação, discussões e brigas.

Por exemplo: se no início você admirava a paciência e tranquilidade do parceiro, no futuro, pode se incomodar com o fato de ele ser muito permissivo com os filhos. Sua postura prática e controlada sobre as finanças, que antes era considerada uma qualidade, pode se transformar em irritação por ele parecer “pão duro” demais.

O processo, de acordo com a profissional, é natural e pode ser contornado com um pouco de reflexão. O conselho é, primeiro, reconhecer os pontos fortes do par e se focar em suas qualidades e descobrir por que eles não estão mais sendo valorizados na relação.

iStock

Faça uma lista do que considera mais irritante sobre seu parceiro e mostre para amigos e familiares. Ouça o que eles têm a dizer e perceba que, muitos dos pontos citados, podem ser apontados como qualidades pelos outros.

Se você percebe tensão no relacionamento, identifique a raiz e como ela está relacionada aos pontos fortes e fracos de seu parceiro. A atitude pode ajudar a dissipar parte de sua frustração. Além disso, seu par pode estar mais disposto a moderar seu comportamento se você reconhecer que suas maneiras de fazer as coisas têm vantagens e desvantagens.

Relacionamentos amorosos