Pessoas que sempre aparecem pontualmente em seus compromissos e jamais deixam ninguém esperando normalmente são elogiadas e consideradas responsáveis. Mas se você inveja o comportamento por sempre estar atrasado, saiba que quem respeita o relógio possui uma característica pouco agradável: o pessimismo.
Como o pessimismo influencia na sua agenda
Pessoas que nunca se atrasam normalmente são pessimistas por seguirem um viés cognitivo batizado pelos psicólogos Daniel Kahneman e Amos Tversky de “falácia de planejamento”. O conceito explica que os seres humanos não sabem estimar bem o tempo exato de suas tarefas, mesmo quando elas se repetem diariamente.
Por não confiar nunca na melhor das hipóteses em relação aos acontecimentos do dia a dia, o pessimista involuntariamente já se adianta a fatores que podem atrasar e atrapalhar o cotidiano, fazendo com que, assim, não se perca em imprevistos e sempre chegue cedo a compromissos e termine antes suas tarefas.
Para superar a falácia de planejamento e evitar atrasos é indicado, portanto, sem um pouco menos otimista. Considerar sempre trânsito livre, ignorar fatores que fogem do controle e causam atrasos e minimizar as chances de algo dar errado, características comuns ao otimismo, acabam aumentando as possibilidades de atraso.
Comportamento pessoal
- Teste do porco revela sua personalidade e até como anda sua vida sexual
- A ciência tem um truque para você deixar de ser preguiçoso
- Saiba por que é tão difícil olhar o tempo todo nos olhos de alguém