É sabido que fazer sexo durante a gestação é saudável para mãe, bebê e casal. O princípio é verdadeiro em relação à penetração vaginal. Mas e sexo anal na gravidez, pode ou não pode? É seguro?
Leia também:
Líquido pré-ejaculatório pode engravidar?
Meu ex está namorando, e agora? 6 dicas para superar
Tamanho do pênis: médicos definem qual medida é normal durante a ereção; veja
A ginecologista Dra. Mariana Scombatti Filipe, especializada em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu, é categórica: ” Sexo anal sem camisinha é desaconselhado em todos os períodos da gestação”. É importante lembrar, porém, que o sexo anal sem camisinha é desaconselhável não só na gestação, mas para todas as pessoas.
Sexo anal: por que precisa usar camisinha?
Mariana explica que a penetração anal aumenta o risco de infecções – problemas dos quais é recomendável que a gestante ficar longe durante a gravidez para evitar maiores complicações. “A proximidade do ânus com os órgãos genitais externos, além da manipulação do local, podem desencadear infecções genitais e urinárias, devido ao contato com bactérias da flora intestinal”. É importante ressaltar que, independentemente de a mulher estar grávida ou não, o sexo anal deve ser feito com uma camisinha diferente da do sexo vaginal, uma vez que todas as mulheres estão sujeitas a contrair os tipos de infecção mencionados pela médica. Sempre que se fizer penetração anal e quiser alternar para a vaginal é preciso trocar a proteção, para não carregar bactérias do ânus para a vagina.
Sexo anal durante a gestação dói mais?
A ginecologista diz que, além dos riscos à saúde, a penetração anal na gravidez pode trazer muito mais dor à mulher. “É pouco confortável, já que as gestantes sofrem mais com hemorroidas e prisão de ventre”, esclarece Mariana. Esses problemas favorecem o aparecimento de fissuras anais – machucados na área, que podem ser agravados com a prática do sexo anal.