Pompoarismo consiste em um conjunto de exercícios de contração e relaxamento do assoalho pélvico que tem como objetivo primário o fortalecimento de toda a musculatura da região. Ao tonificar e ganhar maior controle da área pélvica, a mulher ganha dois grandes benefícios: melhor funcionamento do trato urinário e mais prazer no sexo.
Leia também:
Personal ensina treino de músculos para aumentar o prazer no sexo
Períneo: exercícios para músculos da pelve melhoram o desempenho sexual
Incontinência urinária pode ser tratada com exercícios
Saúde
Uma das maiores vantagens de praticar pompoarismo é a prevenção da incontinência urinária, problema que acomete muitas mulheres idosas e também gestantes. Isso ocorre porque os músculos que sustentam a bexiga, útero e intestinos, bem como articulações e ligamentos do assoalho pélvico ficam fortalecidos com os exercícios, dando maior sustentação a estes órgãos e evitando a queda de bexiga. Além disso, a mulher passa a ter maior consciência e controle desta região, sendo capaz de conter escapes de urina ao tossir, dar risada ou fazer esforço.
Sexo
Outro grande benefício da prática é o prazer mais intenso durante o sexo e maior capacidade de atingir o orgasmo. “Quando a mulher contrai a musculatura do assoalho pélvico durante a penetração, ela faz com que haja maior atrito com o pênis, tornando o canal mais apertado e sensível e potencializando o prazer”, explica a fisioterapeuta e educadora sexual Débora Pádua.
Nos cursos de pompoarismo, a mulher aprende a contrair diferentes áreas do canal vaginal e, ao atingir um nível avançado de experiência, é capaz de “escolher” a parte do pênis que deseja pressionar durante a penetração: cabeça, corpo ou base. Isso, segundo Débora, torna o sexo também mais prazeroso para o parceiro. “É um grande diferencial para mulher. O homem não sabe exatamente o que ela está fazendo, mas sente mais prazer, e a mulher pode brincar com essa habilidade”, afirma.

Facilita o orgasmo
Como o orgasmo se caracteriza pela contração dos músculos da pélvis, a mulher que tem maior habilidade e controle sobre esta musculatura tem maior facilidade em chegar ao clímax. É como se, ao contrair a região do canal vaginal, ela mesma incitasse o gozo. Há inclusive relatos de mulheres que conseguiram chegar ao orgasmo simplesmente contraindo e relaxando os músculos vaginais.
Além disso, o trabalho proporciona maior conhecimento sobre o próprio corpo e quebra de tabus, dois fatores fundamentais para que a mulher consiga se entregar por completo e ter orgasmos durante a relação sexual.
Como são os exercícios
Segundo descreve a educadora, a técnica é parecida com o movimento que fazemos quando seguramos a urina. “É preciso segurar e soltar várias vezes durante o dia. A mulher pode fazer isso em qualquer momento – enquanto dirige, trabalha, assiste televisão, etc. –, exceto quando está urinando”, ensina. A recomendação é praticar os exercícios todos os dias.
Em um mês já é possível perceber melhora na vida sexual. “Mas a mulher deve continuar com o pompoarismo para o resto da vida, pois vai ajudar tanto na parte do prazer como na saúde”, recomenda Débora.

Bolinhas de pompoar
Quem faz os exercícios com orientação profissional pode contar com o auxílio de acessórios para intensificar o treinamento. Existem as bolinhas de pompoar e os cones vaginais, que têm peso. Ambos são inseridos no canal vaginal e, geralmente, são usados durante um período do dia, e a mulher faz a contração para segurá-los dentro da vagina.
Porém, não são todas as mulheres que podem usá-los. “Esses acessórios precisam ser indicados por um profissional, que vai avaliar se há algum problema de saúde que impeça seu uso. No caso de queda de bexiga, por exemplo, a condição pode piorar”, alerta a profissional.
Como fazer pompoarismo em casa
Débora ensina um exercício básico para quem deseja experimentar os benefícios do pompoarismo:
Contraia a musculatura, como se estivesse segurando o xixi, e conte 5 segundos. Em seguida, relaxe e conte mais 5 segundos, e então contraia novamente. Faça pelo menos 30 repetições por dia, todos os dias.