A propaganda de um sabão para lavar roupas vem ganhado destaque nas redes sociais nos últimos dias. O motivo? O comercial mostra um ponto de vista diferente do que geralmente se vê nas campanhas de produtos de limpeza – e nas casas de seus consumidores, de maneira geral. Ao invés de reforçar o estereótipo de que só as mulheres são responsáveis pelos cuidados com a casa, a propaganda quer estimular o debate sobre igualdade e fazer com que os homens comecem a observar o papel que vêm desempenhando em suas casas, seja em relação à limpeza, organização ou educação dos filhos, e mudem seus hábitos, passando a dividir as tarefas com as mulheres.
Leia também:
Casal que divide tarefas da casa tem mais prazer no sexo e é mais feliz a dois
Viralizou: texto critica presentes de Natal para crianças e faz apelo às mães de menina
Dizer à criança que há brinquedo “de menino” ou “de menina” é um erro, diz pedagoga
Divisão das tarefas domésticas
O vídeo mostra uma mulher se desdobrando para cuidar sozinha da casa e dos filhos depois de chegar do trabalho, enquanto seu marido assiste televisão. O pai dela, que também está na casa, observa a cena e, comovido com os esforços da filha, começa a refletir sobre a sua responsabilidade, já que ele contribuiu para ensiná-la que cuidar da casa é uma função exclusivamente feminina.
Ele decide, então, enviar uma carta à filha, em que questiona a forma como meninas e meninos são educados, que, muitas vezes acaba por reforçar estereótipos. “Tenho tanto orgulho de você. Mas sinto muito. Me desculpe por você ter que fazer tudo isso sozinha. Me desculpe por nunca ter impedido você de brincar de casinha. Eu nunca lhe disse que este trabalho não é para você fazer sozinha. É para seu marido também”, diz o pai no bilhete.
Ele continua: “Mas como eu poderia dizer isso se eu também nunca ajudei sua mãe? E o que você viu, você aprendeu. Seu marido deve ter aprendido o mesmo com o pai dele. Enquanto você brincava de casinha e de fazer chá, a brincadeira dele era ficar vendo TV. Me desculpe em nome do pai dele. Me desculpe em nome de todos os pais que estabeleceram os exemplos errados. Mas não é tão tarde para mudar. Eu irei fazer um esforço consciente para ajudar sua mãe nas tarefas do lar. Euposso não me tornar o rei da cozinha, mas posso ao menos ajudar a lavar a roupa. Em todos estes anos eu estava errado. Ainda há tempo de colocar as coisas no lugar.”
Quando a cena termina, o comercial exibe uma pergunta: “Por que lavar roupa é uma tarefa só das mães? Pais, dividam a carga.”
Vídeo teve grande repercussão
A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, compartilhou e elogiou o vídeo. “É um dos vídeos mais poderosos que já vi, mostrando como estereótipos fazem mal a todos nós e são passados de geração em geração. Quando meninas e meninos brincam de casinha, eles seguem o modelo de comportamento dos pais. Isso não impacta só a infância, mas molda seus sonhos a longo prazo”, escreveu.
A propaganda, criada pela agência BBDO Índia para a marca Ariel, foi premiada em 2015 no Festival Internacional de Cannes. Assista (com legenda em inglês):
https://www.facebook.com/sheryl/videos/10156510941810177/