https://twitter.com/BeccaBooks0/status/1486437500122025987
Desde que chegou à casa do “BBB” 22, Jade Picon tem intrigado internautas com um hábito bem inusitado. Em diversas situações, a influencer foi vista tampando o próprio umbigo com uma fita adesiva – e, apesar desta técnica ser realmente algo indicado por especialistas holísticos por um bom motivo, a forma como Jade tem tampado o umbigo não é a correta, podendo até trazer um desequilíbrio energético.
Tampar o umbigo contra energias ruins: como funciona?
Logo no primeiro dia de sua participação no “Big Brother Brasil” 22, Jade Picon surpreendeu tanto a web quanto alguns colegas de confinamento ao tampar o umbigo com uma fita adesiva. Eventualmente, ela explicou que faz isso para se blindar de energias negativas – e, segundo especialistas na área, isso traz mesmo benefícios ao corpo e à mente.
E vocês aí duvidando do poder no esparadrapo no umbigo hein? Jade Picon salva do primeiro paredão! #BBB22 #RedeBBB pic.twitter.com/Fbjn4zaeyA
— Lucas Pasin (@lucaspasin) January 24, 2022
Conforme explica Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuilibrio, o umbigo é um lugar importante quando o assunto é troca de energias entre a pessoa e o meio devido à proximidade dele com o chamado plexo solar ou Manipura. Este, conforme explica ela, é um dos sete chakras, ou seja, um dos pontos do corpo responsáveis por fazer a energia vital circular – e o umbigo é um canal entre ele e o meio.

Além disso, de acordo com Beatriz Branco, terapeuta holística membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, o umbigo é, por definição, uma “porta” desde o nascimento. “Tem toda a questão do cordão umbilical, que unia nossa vida à vida da nossa mãe. É como se ele fosse uma ‘porta para a vida’”, afirma a especialista.

Devido a esta abertura, a crença seria a de que, em meio a situações difíceis ou um clima ruim, o umbigo seria capaz de absorver o que não deveria. Nestas situações, segundo Juliana, as pessoas podem se sentir “drenadas” ou “pesadas” – e, por isso, tampar o umbigo seria uma forma de preservar não apenas a própria energia vital, mas o alinhamento de todos os chakras e o bem-estar geral (já que, quando afetado, o plexo solar pode prejudicar o equilíbrio entre os demais).
Como fazer da forma correta
Apesar de ser realmente indicado para quem crê em energias e quer preservar o equilíbrio dos próprios chakras, há formas mais adequadas de se fazer. Para Beatriz, é importante se atentar para a posição da fita utilizada. “A Jade colocou as fitas na horizontal. Isso protege o umbigo, mas não é compatível com o posicionamento dos outros chakras. É como se ela também fechasse a comunicação com eles”, afirma, se referindo ao fato de que os chakras se distribuem em uma linha vertical bem no centro do corpo.

Além disso, as duas especialistas alertam também para os riscos de manter o umbigo tampado por tanto tempo, e Juliana traz uma analogia para explicar. “Pense assim: você tampa seu nariz e boca para mergulhar na piscina. Ao sair da água, se mantiver tampado, vai acabar sufocando. Também funciona assim quando você isola um de seus chakras por muito tempo”, exemplifica a espiritualista.
Já segundo Beatriz, apesar da região ser capaz de absorver energias ruins, ele é um canal de “comunicação” necessário com o meio, especialmente diante de ambientes e experiências que são novidade na vida de alguém – caso de Jade no “BBB”. “A gente também precisa receber a energia externa para conseguir se adaptar ao ambiente. Se a gente está com o umbigo fechado o tempo inteiro, não conseguimos ter essa troca de energias com o externo”, conclui.