https://www.instagram.com/p/Bwi6f1NAlFR/
Recentemente, Patrícia Abravanel e Fabio Faria usaram as redes sociais para mostrar aos seus seguidores a cerimônia de circuncisão judaica de Senor. Com apenas oito dias de vida, o pequeno passou pelo procedimento ao lado do avô, Silvio Santos, que é judeu e se emocionou durante o ritual religioso.
Filho de Patrícia Abravanel passa por circuncisão
A família Abravanel se reuniu durante o domingo de Páscoa para a cerimônia da circuncisão de Senor, tradição judaica seguida por Silvio Santos e pelos filhos.
https://www.instagram.com/p/BwijZNdFZ21/
Além de mostrar reunião da família, Patrícia citou uma passagem da Bíblia hebraica para explicar o motivo de o filho estar passando pelo procedimento.
“Ao oitavo dia vocês circuncidarão todos os meninos da sua descendência. A circuncisão servirá como sinal da aliança que há entre mim e vocês, um sinal no seu corpo para mostrar que minha aliança com vocês é para sempre”.
O que é circuncisão
A circuncisão ou postectomia, é um procedimento cirúrgico feito para remover o prepúcio, a pele que recobre parte do pênis.
O procedimento pode ser feito por indicação médica em casos de infecção do pênis (bálano-postite) ou fimose patológica, que é a ausência de retratilidade do prepúcio em crianças mais velhas e adolescentes.
A cirurgia é ainda, indicada pela Organização Mundial da Saúde (ONU), pois diminui o risco da contaminação por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenir câncer no pênis.
Mas na tradição judaica, o procedimento não é feito só por questão de saúde, existe uma importância para a religião.
Importância da circuncisão para o Judaísmo
https://www.instagram.com/p/BwilD_dgQRl/
A circuncisão judaica, que deve ser feita em meninos descendentes de judeus no oitavo dia de vida, simboliza a inclusão dos bebês do sexo masculino na comunidade religiosa.
No judaísmo, o procedimento também é chamado de brit milá, expressão que significa “aliança ou pacto da circuncisão” e é exatamente o que a circuncisão significa para os judeus: um compromisso com Deus.
Os pais de Silvio eram Judeus que imigraram para o Brasil vindos da Grécia e da Turquia (pai e mãe, respectivamente). O dono do SBT seguiu a religião dos pais e é judeu praticante.
Em entrevistas, o apresentador já disse que é o único judeu praticante de sua família, por esse motivo, ver a filha, Patrícia, seguindo sua religião na criação do filho deve ter emocionado-o tanto.