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Alguns pratos comercializados pela famosa rede norte-americana Macy’s viraram assunto no Twitter após uma humorista usar a rede social para acusar ” gordofobia” nos designs das louças.
Originários da marca “Pourtions”, os objetos trazem mensagens que buscam limitar a quantidade de comida que a pessoa serve no prato, indicando quando é “demais”.
Pratos “gordofóbicos” geram polêmica na web
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Usando seu perfil na rede social, Alie Ward compartilhou fotos de dois destes pratos ao se deparar com eles na loja – um que indicava quanto a pessoa deveria comer para caber em jeans skinny (uma porção mínima), em suas calças favoritas (uma porção um pouco maior) e em um “mom jeans”, modelo mais largo (indicando a circunferência toda do prato). Já o outro design denunciado pela humorista separava as porções entre “comidinha” e “coma alimentar”.
Na postagem, ela escreveu “Como eu posso fazer esses pratos da Macy’s serem banidos em todos os 50 estados?”
Logo, a imagem viralizou, e outros internautas encontraram outros pratos da linha que também continham mensagens similares.
https://twitter.com/notwokieleaks/status/1153155014635843584
Um deles indicava os mesmos três tamanhos de porções, porém com os dizeres: “Sem problemas”, “Ótimo” e “Que p* é essa?”. Outra peça indicava “Spaghetti” na porção menor e “Vá para o spa” na porção maior, e uma terceira dizia “Pasta” no círculo menor e “Basta” no maior, dentre outros.
O assunto viralizou, levantando críticas e até a ideia de que produtos assim podem estimular o desenvolvimento de distúrbios alimentares em quem já se sente pressionado ou sensibilizado pelo assunto, além de reforçar a ideia insalubre e perigosa de que se deve comer pouco para ter um corpo dentro dos padrões aceitáveis.
https://twitter.com/elainepinto/status/1153277770379726849
All these people trying to defend the shitty design… lol imagine thinking a circle labelled "skinny jeans" big enough to hold like two chicken nuggets is demonstrating "healthy portion control"…. The only thing it's teaching is body shaming, and nothing to do with health.
— Snackingway 🐼 (@totodialed) July 22, 2019
“Todas estas pessoas tentando defender esse design de m****… Imagine achar que um círculo rotulado “skinny jeans” e grande o suficiente para caberem tipo dois nuggets demonstra um ‘controle saudável de porções’… A única coisa que isso ensina é o ‘body shaming [ato de fazer uma pessoa se sentir mal pelas características físicas]’, não tem nada a ver com saúde”.
“Sim, Deus me livre que as pessoas decidam as coisas por si. Nós precisamos de réguas”.
This is a toxic message, promoting even greater women beauty standards and dangerous health habits. These expectations can actually kill someone, and I know someone it has. @Macys, remove this from all of your stores and denounce the manufacturer.
— Anna Puchkoff (@AnnaPuchkoff) July 21, 2019
“Esta é uma mensagem tóxica que promove um padrão de beleza ainda maior para mulheres e hábitos de saúde perigosos. Estas expectativas podem realmente matar alguém, e eu conheço alguém que passou por isso. Macy’s, remova isso de todas as lojas e denuncie o produtos”.
because it can be seriously triggering for say, people who are suffering or in recovery from an eating disorder. that's one of many reasons this shouldn't be up in the shelves
— niene (@nieneplume) July 22, 2019
“Isso pode ser um gatilho para, por exemplo, pessoas que estão sofrendo ou se recuperando de um distúrbio alimentar. Esta é uma das muitas razões pelas quais isso não deveria estar nas prateleiras”.
Gatilho e morte por distúrbios alimentares
Diante de algumas críticas que recebeu de pessoas que acharam absurda a relação entre os pratos e distúrbios alimentares, Alie disse ter conversado com especialistas que reforçaram a possibilidade de os objetos serem danosos e também expôs a forte mensagem que recebeu de um homem sobre o que sua filha passou com problemas desse tipo:
Hi, Joy! I have interviewed psychologists about this topic and their findings are to the contrary. Also Greg from Texas said I could share this to educate people such as yourself. I hope you never go through any pain like this. Thanks for being open minded to learn. pic.twitter.com/ovojzFrVS9
— Alie Ward (@alieward) July 23, 2019
“Oi, Joy! Eu entrevistei psicólogos sobre este tópico e as descobertas deles são o oposto. Além disso, Greg do Texas disse que eu poderia compartilhar isso para educar pessoas como você. Espero que você nunca tenha de passar por uma dor como esta. Obrigada por ter a mente aberta para aprender.
‘ Bom dia, Srta. Ward,
Eu vi um artigo sobre os horrendos pratos que estavam sendo vendidos na Macy’s e seus pensamentos sobre eles. Não poderia concordar mais.
Minha filha Kelsey morreu há 10 anos aos 23 após lutar contra seus distúrbios alimentares por nove anos. Eu fiz muita terapia e entendi bastante sobre distúrbios alimentares nos últimos 20 anos. Essa coleção de pratos não podia ser um gatilho maior para jovens mulheres como minha filha.
Obrigada por falar sobre – você tem um novo amigo aqui, com certeza’”.
Resposta da loja
Após tomar conhecimento sobre a polêmica, a Macy’s respondeu um tweet de Alie, se desculpando pelo deslize e afirmando que os pratos seriam retirados de circulação.
Hi, Alie — we appreciate you sharing this with us and agree that we missed the mark on this product. It will be removed from all STORY at Macy's locations.
— Macy's (@Macys) July 22, 2019
“Oi, Alie – nós agradecemos que você tenha compartilhado isso conosco e concordamos que perdemos o limite com este produto. Ele será removido de todas as lojas da Macy’s”.
Ainda que a rede tenha tomado esta atitude, os produtos continuam à venda (entre diversos outros designs do tipo) no site da Pourtions sob a seguinte justificativa. “Estudos mostram que pessoas sem querer consomem mais calorias quando diante de porções grandes. Então, para te impedir de exagerar, nossa coleção proporciona dicas que ajudam e são hilárias”.
Para uma internauta criativa, porém, foi fácil “consertar” os pratos. Em resposta aos tweets de Alie, ela publicou fotos dos produtos em que eles apareciam com as mensagens editadas, mostrando coisas como “aproveite sua refeição” e “você está ótima”.
fixed them pic.twitter.com/Uqj68iwvYz
— Liz Climo (@elclimo) July 21, 2019