Quanto mais parceiros você tiver enquanto solteira, mais infeliz será no casamento

Pessoas que tiveram múltiplos parceiros sexuais antes de se casarem – especialmente as mulheres – reportam maior infelicidade em seus casamentos. A afirmação é de um estudo pertencente ao The National Marriage Project, baseado em pesquisas feitas por dois professores da Universidade de Denver, Galena K. Rhoades e Scott M. Stanley.

Leia também:
Posição em que casal dorme revela nível de felicidade
Quantas vezes por semana um casal feliz e saudável faz sexo? Ciência responde
Casal que divide tarefas da casa tem mais prazer no sexo e é mais feliz a dois

Segundo reporta o jornal Huffington Post, eles analisaram dados sobre relacionamentos coletados entre 2007 e 2008 de 1.000 americanos não casados com idades entre 18 e 34 anos. Durante os cinco anos subsequentes, 418 participantes se casaram.

Os professores investigaram mais de perto para descobrir se fatores, incluindo o passado sexual dos participantes, influenciaram a qualidade atual do casamento. O nível de felicidade dos casais foi medido através de um questionário com 32 itens, focado em felicidade no relacionamento, pensamentos sobre divórcio, frequência em que confidenciam coisas um ao outro e quão bem as coisas estavam indo no geral.

Mais parceiros = menos felicidade

De acordo com os pesquisadores, os 23% dos participantes que, antes do casamento, tinham feito sexo apenas com aqueles que viriam a ser seus esposos reportaram maior qualidade em seus relacionamentos, em contrapartida àqueles que haviam tido outros parceiros sexuais.

Eles afirmam que essa descoberta é especialmente verdadeira para mulheres: “Nós descobrimos depois que, quanto mais parceiros sexuais uma mulher havia tido antes do casamento, menos feliz ela reportava ser em seu casamento”, diz o estudo.

Além disso, as pessoas que haviam morado com um companheiro – que não veio a ser o esposo – também reportaram casamentos mais infelizes.

Qual é a relação?

Os professores levantam a hipótese de que “mais experiência pode aumentar a conscientização de uma pessoa sobre parceiros alternativos”. Em outras palavras: pessoas que tiveram mais relacionamentos passados podem ficar insatisfeitas mais facilmente, têm o padrão mais alto. Elas tendem a ter mais consciência sobre um relacionamento ruim, pois tem mais comparativos.

Porém, de acordo com especialistas consultados pelo Huffington Post, as conclusões do estudo podem não ser totalmente acertadas. “Há uma grande variação de motivos que podem levar pessoas a terem parceiros múltiplos antes do casamento e, independente de quantos parceiros elas tenham tido, também serem menos satisfeitas no casamento”, afirmou o professor de psicologia social Dr. Jim McNulty, da Florida State University.

“Por exemplo, pessoas que tendem a evitar compromisso no geral podem ter mais parceiros sexuais e ser menos felizes quando ‘sossegam’. Não é o fato de terem mais parceiros sexuais que os leva a serem menos felizes, é o fato de que na verdade não gostam de comprometimento. Eu ficaria muito surpreso se ter múltiplos parceiros sexuais antes do casamento, independente de qualquer outro fator, tivesse uma influência causal direta”, completou o professor.

O educador sexual e pesquisador da Purdue University Justin Lehmiller, PhD, afirma que a relação pode ser explicada pela personalidade dessas pessoas. “Pode ser que ter múltiplos parceiros antes do casamento impacte na felicidade matrimonial? Talvez. Mas também pode ser que as pessoas que tiveram mais parceiros tenham personalidades diferentes ou atitudes diferentes em relação a casamento ou relacionamento.”