Rio, sempre um grande espetáculo!

Até o dia 18 de outubro, o Rio se transforma na Capital Mundial do Cinema com a edição 2011 do Festival do Rio, com patrocínio da Petrobras. Para aproveitar ao máximo essa visita a diferentes mundos e não perder nenhum minuto, que tal montar um grupo de amigos para acompanhar você nessa jornada?

No trajeto entre um filme e outro, o seu carro vai se transformar num lugar de debates entre os críticos mais conceituados do seu ciclo de amizades. Durante os dias do festival, vocês podem dar notas para os filmes que viram juntos e até eleger qual foi o melhor longa das 18 mostras do festival.

Se você gostou da ideia, o primeiro passo é baixar a programação (http://2011.festivaldorio.com.br/), estudar as tramas e fazer a sua grade de horários, escolher o seu time de críticos e boa viagem.

Serão 350 filmes de mais de 60 países diferentes, exibidos em mais de 40 lugares da cidade. Sim, durante o festival, os filmes não ficarão restritos aos cinemas e ganharão também praças, tendas e espaços culturais da cidade. Os homenageados do ano são o húngaro Béla Tarr (O homem de Londres e The Outsider); o documentarista chileno Patrício Guzmán (Nostalgia da Luz e a trilogia A Batalha do Chile (1975-1979), que receberá o Prêmio Personalidade Latino Americana; e o diretor Dario Argento, que ganhou a mostra Dario Argento e seu mundo de horror, no CCBB, com clássicos do universo peculiar do diretor do terror moderno como “Um vulto na escuridão” e “Suspirira”.

Dando ainda mais charme ao evento, personalidades internacionais do cinema mundial como como a atriz Marisa Paredes, o ator Williem Dafoe e o estilista Jean Paul Gaultier, que veio especialmente para o lançamento do documentário “Jean-Paul Gaultier, quebrando as regras”.

E para mostrar ao mundo o que andamos fazendo de bom no cinema nacional, a Première Brasil traz, além da mostra competitiva com 9 filmes de ficção e 9 documentários, terá também sessões especiais de títulos hours-concours como o esperado “Capitães da Areia”, de Cecília Amado; e “O palhaço”, dirigido pelo ator Selton Mello.

E você, já comprou a sua pipoca?