Seis dicas de etiqueta em restaurantes

Comer fora é sempre muito bom. Além de estar na companhia de amigos e familiares, é possível degustar preparações diferentes e deliciosas e, o melhor, sem ter de se preocupar com a louça depois. No entanto, apesar de a ocasião ser descontraída, não significa que podemos ficar totalmente à vontade, como se estivéssemos em casa.

Leia também:

Etiqueta no namoro: como não ser um casal “mala”

Dicas para não cometer nenhuma gafe em jantares

Etiqueta à mesa: quem deve pagar a conta?

Para a consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida Marcele Goes, membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), quando se trata de comportar-se adequadamente em lugares públicos, o mais importante é tomar cuidado para aproveitar o momento sem atrapalhar as outras pessoas que estão lá fazendo o mesmo. “É imprescindível lembrar que todos buscam usufruir daquele momento agradável. Por isso, é importante prestar atenção para que as suas atitudes individuais não desrespeitem os limites do bem-estar coletivo”, argumenta.

Etiqueta no restaurante

A especialista lista seis regras de etiqueta importantes para manter a boa convivência e ter uma experiência gostosa sem atrapalhar os outros.

1. Cuidado com o celular

“Se as pessoas combinam de sair para fazer uma refeição juntas é porque querem conversar e usufruir da companhia umas das outras. O ideal é deixar o celular sem som e dedicar-se integralmente àquela convivência, dando atenção exclusiva à pessoa que está com você. As mensagens e ligações devem ser feitas somente em casos de emergência”, orienta a profissional.

2. Enquanto a companhia não chega

Neste caso, não há problema em fazer telefonemas. Tenha cuidado, apenas, para manter a conversa curta e o volume baixo, para que o assunto não seja compartilhado com todos em volta.

Não há nada pior do que sair com alguém que não desgruda do celular (Crédito: Shutterstock)

3. Ao encontrar um conhecido

“Não há problema nenhum em cumprimentá-lo. Porém, é preciso prestar atenção para não interrompê-lo caso ele já esteja comendo, pois ele terá de se levantar ou terminar de mastigar rapidamente para conversar com você”, afirma Marcele. Além disso, a especialista enfatiza que não se deve forçar a situação de modo que a pessoa sinta-se obrigada a fazer um convite para você se sentar à mesa. “Apenas sinalize que a viu e seja breve”, aconselha.

4. Quando chamar o garçom?

Lembre-se que o garçom não está ali exclusivamente para atender você. Esclareça as dúvidas e chame-o de volta quando já tiver se decidido.

5. Atenção às crianças

“É imprescindível que elas não atrapalhem o momento de lazer dos outros”, enfatiza Marcele. “Não há nada mais desagradável do que ter a mesa balançada ou a cadeira esbarrada constantemente por crianças correndo pelo ambiente”, completa. Além disso, controle o barulho dos filhos. Se eles estiverem muito exaltados, leve-os para tomar um ar fora do restaurante até que se acalmem.

Brigou com o namorado? Peça a conta e vá embora (Crédito: Shutterstock)

6. Brigou com o namorado?

Segundo orienta a consultora de imagem, se o clima azedou de vez entre o casal, o melhor a fazer é pedir a conta o mais rápido possível e deixar a briga para um ambiente reservado.