Signos de fogo, terra, ar e água: conheça diferenças entre os elementos

Cada signo tem um elemento astrológico, que indica as raízes da constituição da pessoa e a essência de sua personalidade. Os 12 signos se dividem entre os elementos fogo, terra, ar e água e isso faz com que eles se diferenciem entre os mais explosivos, calmos, intelectuais ou sentimentais do zodíaco.

“É uma forma bastante interessante de entender nosso signo solar, pois os elementos mostram a constituição básica do significado daquele signo, e muitas vezes uma forma de nos identificarmos com a nossa essência. Lembrando que quando falamos em signo, aquele que você lê no horóscopo, estaremos falando da posição do Sol no dia do seu nascimento, mostrando qualidades do seu caráter e brilho pessoal, aquilo que veio ser e desenvolver enquanto ser humano”, explica ao Estrela Guia a astróloga Patrícia Ungarelli.

Segundo a especialista, existem diferenças entre os signos do mesmo elemento, mas eles, em essência, possuem o mesmo fundamento. “Entender seu elemento de origem é sempre um excelente começo para a sua identificação com a astrologia”, garante.

Características dos signos e seus elementos

Os signos são separados em grupos de três para cada um dos quatro elementos.

Signos de Fogo – Áries, Leão e Sagitário.

Signos de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio.

Signos de Ar – Gêmeos, Libra e Aquário.

Signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes.

Confira abaixo as características dos signos de acordo com seus elementos.

Signos de Fogo: quais são e significado

Se você é do signo de Áries, Leão ou Sagitário, seu elemento é o Fogo, representando a chama do espírito, o ânimo, entusiasmo, energia, vontade e paixão. O fogo traz a ação, a pró-atividade, a energia. O prazer de viver, o impulso da superação e crescimento contínuo como seres humanos. Mas em excesso traz a agressividade, a irritabilidade, arrogância, orgulho, a vaidade, que podem ser classificados como os pontos negativos dos signos de fogo.

Signos de Terra: quais são e significado

Se você é do signo de Touro, Virgem ou Capricórnio, seu elemento é a Terra, representando a materialidade do impulso energético do fogo. A concretização, a praticidade, a substância sendo agregada ao primeiro impulso criativo, que gerará a forma. É o fogo densificado formando as coisas, afixando-se e enraizando-se no planeta Terra. Em excesso traz teimosia, estagnação, lentidão, rigidez, crítica, ceticismo, crueldade e insensibilidade, pontos negativos dos signos de terra.

Signos de Ar: quais são e significado

Se você é do signo de Gêmeos, Libra ou Aquário, seu elemento é o Ar, que representa a mente, o intelecto, a respiração. O ar traz a razão, a comunicação, o entendimento. O corpo percebe que tem uma mente que capta informações entendendo o mundo à sua volta. O ar representa as idéias, a objetividade, o raciocínio, as trocas. Em excesso temos a dispersão, superficialidade, frieza, indecisão, rebeldia, anarquismo, falsidade e mentira, pontos negativos dos signos de ar.

Signos de Água: quais são e significado

Se você é do signo de Câncer, Escorpião ou Peixes, o seu elemento é a Água. É o sentir, a emoção. Não adianta entender com a mente e não sentir com o coração, as coisas ficam vazias de significado que só a água pode dar. É a compreensão que vai além do entendimento da mente. Aspectos mediúnicos, espirituais e sensitivos. Em excesso causa infantilidade, chantagem, caprichos, manipulação, infiltração, vulnerabilidade, inconstância e instabilidade, pontos negativos dos signos de água.

Como o elemento afeta cada signo

Cada um dos signos do zodíaco está relacionado a um desses quatro elementos por um motivo: entre suas características, várias delas se esbarram com as essências da água, do fogo, da terra e do ar. Saiba de que forma isso acontece:

Áries

Shutterstock

Entre os signos de fogo, Áries é um dos que mais tem relação com as características desse elemento. Frequentemente representado pela figura de uma caçadora – e regido por Marte, planeta conhecido como o deus romano da guerra -, nativos deste signo costumam se atrair por desafios, sempre muito entusiasmados com o objetivo de vencê-los.

Quando pinta um problema, arianos costumam ser os primeiros a tomar a frente da busca por soluções já que são proativos e movidos por um forte impulso por superação – algo que está intimamente ligado ao elemento que rege este signo. O lado negativo, porém, também está presente: explosivos como “manda” o fogo, eles podem ser um tanto agressivos, dispostos a lutar por aquilo que almejam.

Touro

Shutterstock

Assim como arianos se relacionam intimamente com o fogo, taurinos são “a cara” do elemento que os rege, a terra. Assim como manda ela, os nativos de Touro são bem ligados à materialidade; mas, ao contrário do que muita gente pode imaginar, isso não acontece necessariamente de uma maneira negativa.

Taurinos são, por exemplo, grandes amantes de prazeres do lar, de conforto, do que é mais belo esteticamente e, se tem um signo com nativos capazes de lidar bem com dinheiro e gastos conscientes, esse signo com certeza é Touro. Por outro lado, porém, eles costumam ser bastante conservadores, algo que pode despertar características complicadas do elemento que os rege.

Apesar de terem uma grande determinação em manter planos e rotinas para conquistar seus tão sonhados objetivos, isso pode torná-los um bocado inflexíveis – algo que, inclusive, se manifesta em outras áreas da vida. A teimosia por exemplo, é uma das características típicas da terra que pode aparecer principalmente quando se fala em relações interpessoais.

Gêmeos

Shutterstock

Com traços marcantes para os quais muitos torcem o nariz, os geminianos se relacionam muito com o ar, elemento que rege o signo. Um dos maiores exemplos é o fato de eles serem super comunicativos e dinâmicos; para alguém de Gêmeos, manter-se no mesmo assunto ou lugar durante muito tempo pode ser infernal, e essa característica faz parte da essência do elemento regente.

A capacidade que o ar tem de se adaptar também é algo que se manifesta nos nativos deste signo, que são versáteis, divertidos, não apreciam comportamentos ou discursos muito conservadores e muito menos o aprisionamento (seja ele da forma que for). As características do ar que se manifestam no signo, porém, também têm seu lado negativo.

Isso porque, por se interessarem por muitas coisas ao mesmo tempo e estarem normalmente rodeados de pessoas, os geminianos podem se perder com facilidade ou acabar tratando assuntos importantes de maneira superficial – aspectos que fazem parte da essência do elemento que os rege. Sua volatilidade, outra característica do ar, também pode ser interpretada como falsidade.

Câncer

Shutterstock

Talvez um dos signos que mais expressa a essência do elemento que o rege, Câncer é inegavelmente a cara da água. Para começar, nativos deste signo costumam ser extremamente sensíveis e emotivos – características que são, por sua vez, as mais típicas do elemento. Nada racionais, eles são movidos pelos sentidos e pela intuição, algo que também se relaciona à água.

Por serem extremamente descontraídos e irreverentes, cancerianos podem expressar também um aspecto negativo do elemento que os guia: a infantilidade. Além disso, a manipulação e a vulnerabilidade – também típicas de signos de água – também são características bastante frequente entre os nativos de Câncer.

Leão

Shutterstock

Assim como ocorre com os arianos, leoninos costumam ser pessoas extremamente intensas e entusiasmadas, algo muito característico do fogo, elemento que os rege. Líderes natos, eles também têm grande tendência à proatividade e desejo de crescimento contínuo – mas não é só de forma positiva que os aspectos do fogo se manifestam na vida dos nativos de Leão.

Em geral, leoninos precisam ser livres para manifestar seus talentos e gostam de ser reconhecidos por eles, mas, se essa necessidade ocorre em exagero ou o sucesso sobe à cabeça, os nativos de Leão podem passar por pessoas arrogantes e orgulhosas demais. A vaidade característica do fogo, porém, é algo que ninguém nunca vai conseguir tirar do leonino.

Virgem

Shutterstock

Outro signo de terra, virginianos costumam ser – assim como manda o elemento – bastante práticos e exigentes quando o assunto é planejamento em busca do sucesso (de qualquer que seja o objetivo). Uma de suas características mais marcantes, a organização, também tem a ver com as tendências materiais, exigentes e racionais do elemento que rege o signo.

Quando excessivamente críticos e carentes de estabilidade, porém, virginianos podem passar por implicantes, teimosos, frios e cruéis.

Libra

Shutterstock

Signo pertencente ao elemento ar, librianos costumam ter um senso apurado de “etiqueta”, transitando facilmente mesmo entre os círculos sociais mais fechados e dando vez à volatilidade, característica extremamente ligada ao elemento que os rege. Nativos deste signo geralmente também são bastante sonhadores, mais um aspecto que bate com os do ar.

Em geral, pessoas de Libra são bastante justas e, ao mesmo tempo em que isso é muito positiva, elas podem se tornar rebeldes e anarquistas ao menor sinal de autoridade e agressividade. Um dos principais traços deste signo, a indecisão, também é uma das características mais marcantes do elemento que o guia.

Escorpião

Shutterstock

Bastante regidos pela emoção, os escorpianos também se relacionam intimamente com a água, elemento que os rege. Costumam, por isso, se apaixonar profundamente e também são um bocado intuitivos – então mentir para um nativo de escorpião ou de qualquer outro signo de água nunca é uma boa opção.

Por serem bastante movidos pela emoção, porém, os escorpianos também carregam alguns dos traços negativos do elemento. Especialmente em relacionamentos, eles podem ser caprichosos e manipuladores, além de frequentemente instáveis e chantagistas.

Sagitário

Shutterstock

Assim como o elemento que os rege, sagitarianos costumam ser cheios de energia e entusiasmo, se mostrando sempre prontos para viver novas e empolgantes aventuras. Assim como o fogo, nativos de Sagitário dificilmente podem ser contidos, já que prezam pela liberdade e pelo prazer de curtir a vida de maneira independente.

Ao mesmo tempo em que é bom o fato de eles prezarem por sabedoria e inteligência, sagitarianos podem perder facilmente a paciência com pessoas intelectualmente limitadas, expressando assim a irritabilidade inerente ao fogo. Além disso, eles também podem se sentir “donos da verdade”, ou seja, se tornam arrogantes aos olhos de quem está por perto – algo típico do fogo.

Capricórnio

Shutterstock

Nativos deste signo são inegavelmente regidos pela terra, já que representam as tendências do elemento em praticamente todos os seus comportamentos. Bastante materialistas, capricornianos frequentemente são vistos como “mãos de vaca” – mas, ao mesmo tempo, é bastante incomum vê-los com problemas após administrar mal seus recursos.

Assim como manda a terra, os nativos de Capricórnio sempre buscam a concretização de seus planos – mas, por outro lado, sua cautela e responsabilidade os faz julgar bastante atitudes imaturas, fazendo com que, muitas vezes, sejam vistos como extremamente rígidos e insensíveis (ambas características ligadas ao elemento que os rege).

Aquário

Shutterstock

Literalmente livres com o ar, aquarianos costumam ser bastante sociáveis – algo que os leva a se mover entre diversos grupos de amigos. Além da volatilidade, outra característica do elemento que aparece bastante entre os nativos deste signo é a intelectualidade que eles buscam tanto em si quanto nas pessoas com quem se relacionam.

Como não se adequam a estruturas muito rígidas, porém, eles podem facilmente manifestar rebeldia, e o hábito de sonhar alto e ter traços excêntricos pode torná-los dispersos e superficiais, características negativas bastante inerentes do elemento.

Peixes

Shutterstock

Movidos quase que inteiramente pela emoção, a água é a essência dos piscianos – algo que pode ser facilmente observado pelo tanto de lágrimas que eles costumam derramar. Intuitivos e sensíveis, piscianos são regidos pelo signo do amor e têm todo o carinho do mundo para dar a aqueles que os rodeiam.

Pelo excesso de sensibilidade, porém, eles podem ser vistos como muito vulneráveis e, quando se deparam com pessoas mais frias, podem se magoar com muita facilidade, dando voz a comportamentos muitas vezes infantis.

Mais sobre esoterismo e astrologia