Os dois foram casados por mais de 40 anos, com direito até a uma breve separação no começo da década de 1990
Silvio Santos morreu neste sábado (17), aos 93 anos, por complicações da doença H1N1, em São Paulo. Ele deixa um legado digno de um dos maiores comunicadores do país, mas também uma história de amor de mais de quarenta anos – que até serviria como inspiração para novelas do SBT – com Íris Abravanel.
Ela não saiu do lado de Silvio em seus últimos dias no hospital, sempre acreditando na melhora e volta para casa. Íris também agradeceu aos fãs por todo carinho direcionado ao apresentador, pessoa com quem ela mais conviveu em sua vida.
Conheça abaixo a história de Silvio Santos e Íris Abravanel.
Silvio Santos e Íris Abravanel: história de amor
Tudo começou por volta de 1968, quando Íris tinha apenas 19 anos. Ela viu Silvio, que estava com 38, pela primeira vez em uma praia do Guarujá, litoral de São Paulo. No entanto, pelo menos por parte dela, não foi amor à primeira vista.
“Eu estava na praia, comendo marisco cru, de repente chega um barco e Silvio desce. Ele era branco, quase transparente. Parecia uma lombriga (risos)”, brincou ela em entrevista a Danilo Gentil no início deste ano.
Alguns anos se passaram com os dois sendo amigos, até que finalmente entenderam que queriam ficar juntos. A primeira esposa de Silvio, Cidinha, havia morrido em 1977 por decorrência de um câncer, quando já estavam separados.
Mas quem não aprovou a ideia do relacionamento foi o pai de Íris. “Quando meu pai soube, ele ficou três dias de cama. Ele dizia: ‘Eu achava que minha filha era inteligente, mas você é uma burra, você se envolveu com um homem de televisão. Ele ficou louco e queria matar o Silvio”, relembrou a novelista.
Apesar disso, o dono do SBT não desistiu fácil da amada. Ele chamou o futuro sogro para conversar e, como um bom comunicador, o tranquilizou sobre as intenções que tinha com Íris.
“Quando meu pai voltou, ele disse: ‘Não tem jeito. Ele lembra o dia e a hora que te conheceu, falou que sabe que você gosta da família’. Meu pai chegou apaixonado pelo Silvio”, comentou ela.
Os dois se casaram oficialmente em 1981, mas já eram pais de Daniela, Patrícia e Rebeca. Quatro anos depois, nasceu Renata. Íris também adotou como filhas Cintia e Silvia, do primeiro casamento de Silvio.
Término de Silvio Santos e Íris Abravanel
O que poucos sabem é que a relação sofreu um baque no começo da década de 1990, quando Íris se cansou do ciúmes excessivo do marido. Ele saiu de casa e levou vários objetos de valor, incluindo um cofre da família.
Pouco tempo depois, Silvio tentou se reconciliar com Íris e ela aceitou de volta apenas com a promessa de que ele mudaria seu comportamento possessivo. E os problemas sobre o assunto realmente terminaram desde então.
Cartas e declarações até o final da vida
Íris, que ainda trabalha no SBT, afirma que o marido nunca deixou de ser romântico com ela e que sempre dava um jeito de agradá-la.
Silvio também tinha o costume de celebrar o Dia dos Namorados e até fazer cartas de amor à esposa. Em uma entrevista ao “Domingo Espetacular”, da Record TV, foi mostrado que uma das escritas em 2020 dizia para Íris:
“Eu te amo muito. Continue sempre a mesma.”