Mentir faz parte da natureza humana e o ato é tão comum que, segundo o “Livro das Mentiras”, do especialista Hirsh Goldberg, em um dia podemos ouvir cerca de 430 mentiras de pessoas diferentes.
Mas você sabe que existem diversos mentiras. Algumas são inofensivas, enquanto outras podem ser descaradas e até prejudiciais. Para que você possa identificar quando alguém mente para você, existem vários sinais que podem ajudá-lo, de acordo com o especialista.
Mudança na respiração
Quando uma pessoa mente, ela tende a respirar profundamente. Além disso, sua voz pode se tornar mais aguda, porque o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca são alterados.
Contradição e linguagem corporal
Ao mentir, uma pessoa costuma improvisar, por isso é possível que sua história seja contraditória. Além disso, a linguagem corporal também pode trair quem conta um relato falso. Por exemplo, se alguém diz sim verbalmente, mas balança a cabeça de forma negativa, é um sinal claro de que esconde a verdade.
Repetir perguntas
Pressionada, a pessoa que está mentindo pode ficar repetindo suas perguntas antes de dar uma resposta. Por exemplo: “Se eu te traí? Claro que não!”.
Outra tática do mentiroso é pedir que o interlocutor repita a pergunta várias vezes. Também é provável que a pessoa fique na defensiva e se mostre irritada.
Esconder as mãos
Quando alguém mente, ela tende a esconder as mãos. A pessoa pode guardar as mãos no bolso, colocá-las atrás das costas ou debaixo da mesa.
Cobrir o nariz e a boca
É provável que, ao mentir, a pessoa cubra o nariz ou a boca (mesmo que apenas por um momento). Isso ocorre porque ela inconscientemente tenta esconder as falsidades que relata.
Tensão física
Se você perceber que a pessoa parece tensa, com uma postura curvada, ombros encolhidos e mãos e pés cruzados, isso pode indicar que ela está estressada e ansiosa. Essas reações ocorrem por medo de serem descobertas em uma mentira.
Muito contato visual
Ao contrário do que se pensa, as pessoas geralmente não fazem muito contato visual ao dizer a verdade, pois geralmente se voltam para outros lugares para se concentrar e lembrar. Quem mente pode ter muito contato visual, para tentar esconder suas invenções.
Mudança no ritmo da voz
A pessoa que mente tende a alterar a maneira como fala, mas sem perceber. Ela pode começar a falar muito rápido ou muito devagar.
Suor em excesso
Se você perceber que a pessoa com quem está falando começa a suar excessivamente inesperadamente, pode ser um sinal de que ela está mentindo e que seus nervos a estão denunciando.
Verdades e mentiras
- Como saber se seu parceiro é um mentiroso patológico? Estes são os sinais
- Mandar mensagens de WhatsApp com ponto final é coisa de mentiroso
- Se alguém está mentindo para você, é provável que use alguma dessas frases