síndrome da mulher maravilha

Quando a necessidade de ser perfeita traz ansiedade e depressão: conheça a Síndrome da Mulher Maravilha

A Síndrome da Mulher Maravilha é um comportamento que traz inúmeros malefícios mentais para mulheres

Cuidar da casa, dos filhos e manter um trabalho fora fazem parte da rotina exaustiva de milhares de mulheres. Isso ocorre porque, há séculos, a estrutura patriarcal e machista impõe que as tarefas domésticas sejam responsabilidades “femininas”.

Muitas já estão tão habituadas a essa sobrecarga que, muitas vezes, nem percebem os sinais de exaustão que surgem como consequência. E eles vão muito além do simples cansaço. O esgotamento mental é uma das principais característica do que é chamada de Síndrome da Mulher Maravilha.

O que é a Síndrome da Mulher Maravilha?

síndrome da mulher maravilha
(Créditos: Divulgação/DC)

É um termo usado para descrever um comportamento bastante observado em mulheres. São aquelas que sentem a necessidade de alcançar a perfeição em todas as áreas da vida.

Isso ocorre porque a sociedade cria mulheres para se enxergarem como as principais responsáveis pelo sucesso em aspectos como carreira, família, vida social, aparência e relacionamentos.

No entanto, o desempenho de múltiplos papéis sem demonstrar cansaço ou vulnerabilidade inevitalmente leva à exaustão física e mental associadas à Síndrome da Mulher Maravilha.

Características da Síndrome da Mulher Maravilha:

  • Autocobrança excessiva;
  • Dificuldade em delegar tarefas, já que sente que precisa fazer tudo sozinha;
  • Sobrecarga e esgotamento;
  • Negligência das próprias necessidades;
  • Medo de demonstrar fraqueza por acreditar que isso seria “fracassar”.

Como lidar?

síndrome da mulher maravilha
(Créditos: Freepik)

Quando não há equilíbrio, a Síndrome da Mulher Maravilha pode levar ao desenvolvimento de quadros como ansiedade, depressão, problemas de saúde física (estresse, enxaqueca e insônia) e dificuldades nos relacionamentos.

Dessa forma, é essencial estabelecer limites saudáveis e saber dizer não. Reservar momentos para descansar e aproveitar seus hobbies é uma forma de praticar o autocuidado e entender que não é possível ser perfeita. Em último caso, a busca por apoio psicológico também pode te auxiliar.

Comportamento