Um brinquedo é muito mais do que só diversão. Para muitas crianças, principalmente meninas, bonecas também podem ser uma inspiração. Isso porque é nelas que as pequenas se espelham, brincam como se vivessem como aquela figura e podem se ver identificadas nas imagens de suas bonecas. Por isso é importante que, assim como na vida real, a diversidade esteja presente também nos brinquedos, para que se derrube preconceitos e padrões.
E é esse o grande significado por trás dos novos brinquedos da pequena Titi, filha dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.
Filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
https://www.instagram.com/p/BIQycmThtOA/?taken-by=brunogagliasso&hl=pt-br
https://www.instagram.com/p/BHip9nhDUpR/?taken-by=baldacconi
O casal tem procurado oferecer à filha bonecas negras. Mais que isso: ela tem algumas bonecas que a representam, pois foram feitas especialmente para ela. São as “bonecas Titi”, feitas de pano, artesanalmente, que a mãe mostrou orgulhosa nas redes sociais.
“As prediletas dela… Titi de pano, outra Titi de pano. Obrigada pelo carinho de quem as fez tão lindas e nos enviou, ela AMA”, escreveu Giovanna na legenda de uma foto que mostra também a princesa Elsa, do filme Frozen, ao lado das duas bonecas que representam Titi, com seus looks estilosos e até os óculos como os da menina.
Bonecas negras
Embora a maioria das bonecas e princesas no mercado e nos filmes ainda sejam de cabelos loiros e de pele clara, aos poucos as bonecas negras estão ganhando mais espaço. Para as meninas negras, ter essas bonecas entre seus brinquedos é uma forma de perceberem que elas não são diferentes e que também podem ser representadas.
É, ainda, uma arma na luta contra o racismo do qual muitas crianças ainda são vítimas, como aconteceu recentemente com a própria Titi, que sofreu ofensas na internet.
Mais histórias de representatividade
- Modelo lança bonecas negras para transformar crianças: cabelos e looks incríveis
- Foto de garotinho com boneco negro do filme Star Wars viralizou e gerou polêmica
- Marca cria bonecas deficientes após campanha comovente: veja como elas são