Foi com grande orgulho e entusiasmo que Angelina Jolie anunciou que a filha Zahara, de 17 anos, havia sido aprovada na universidade.
Em seu perfil no Instagram, a atriz publicou uma foto da jovem ao lado de outras cinco garotas e escreveu: “Zahara com suas irmãs Spelman! Parabéns a todos os novos alunos que começam este ano. Um lugar muito especial e uma honra ter um membro da família como uma nova garota Spelman”.
https://www.instagram.com/p/Cgrw32FuiUN/
“Spelman”, no caso, é o nome da instituição de ensino que, além de prestigiada, tem importante valor histórico para a comunidade negra.
Filha de Angelina Jolie vai estudar em universidade histórica
Localizada na Geórgia, Estados Unidos, a Spelman College é uma universidade considerada um marco na história do combate ao racismo e à segregação.
A história da instituição tem início em 1881, quando duas mulheres de Boston, Sophia Packard and Harriet Giles, começaram a lecionar para um pequeno grupo de mulheres afro-americanas, em maioria ex-escravas, no porão de uma igreja em Atlanta.
A instituição se tornou uma universidade de fato em 1924 e é hoje a mais antiga instituição de ensino superior historicamente negra em atividade no país.
Vale lembrar que a Geórgia foi um dos estados norte-americanos onde a segregação racial entre pessoas negras e brancas foi mais ferrenha e violenta durante o século XX, impedindo-as até mesmo de frequentar as mesmas instituições de ensino.
https://www.instagram.com/p/Ccyx8-CszVf/
De acordo com o site da Spelman College, os custos das mensalidades podem variar de acordo com os créditos que cada aluna faz, bem como se elas têm ou não um dormitório no campus, mas os valores vão, em média, de R$ 75 mil a R$ 115 mil por semestre (na cotação atual).