A ONU (Organização das Nações Unidas) aproveitou o dia 7 de agosto para uma mensagem especial de enfrentamento à violência contra a mulher. A data, que marca a sanção da Lei Maria da Penha, foi escolhida para lançar uma campanha que busca conscientizar sobre os diferentes tipos de violência doméstica e familiar.
A estreia da campanha foi feita no Cristo Redentor, em um ato intereligioso, que contou com a participação de representantes de várias religiões aos pés do monumento, no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Cristo Redentor e evento da ONU
O santuário do Cristo Redentor foi palco para o evento de lançamento da campanha #ParaCadaUma, da iniciativa global Verificado, da ONU. A campanha tem como principal objetivo nomear e exemplificar todos os cinco tipos de violência contra as mulheres: psicológica, moral, patrimonial, sexual e física.
De forma inédita, o evento contou com a participação de representantes de várias religiões: do Budismo ao Candomblé, Catolicismo, Espiritismo, Evangelismo, Hare Krishna, Islamismo, Judaísmo e Umbanda. Os líderes se juntaram em um ato que convocou ao diálogo, demonstrando a importância de discussão do tema dentro de comunidades religiosas. Logo após a conversa, também aconteceu uma apresentação musical da cantora Kell Smith.
Em relação ao ato, o monge budista Dokan Sensei destacou que é preciso conhecer as singularidades de cada mulher em sofrimento para que se possa agir de forma assertiva. “Para impedir que todas as formas de violência se disseminem, é preciso ouvir e atuar, em sua diferença, em defesa de mulheres cis e trans, negras, brancas, indígenas, e de todas as formas de crença ou de não crença. Diferença e equanimidade são palavras-chave. Como estamos interligados, cada pensamento, palavra e ação de cada um nós faz diferença. Vamos nos comprometer”, reforçou.
Além de informações pertinentes para combate às violências, o evento também ofereceu dados que aprofundam o tema, opções de redes de apoio e canais de denúncia, que estão acessíveis integralmente pelo site oficial da campanha. As redes sociais da ONU Brasil também irão disponibilizar conteúdos sobre o assunto junto a criadoras de conteúdo.
O Planetário e a Oca Ibirapuera, administrados pela Urbia, em São Paulo, também participam da campanha usando a iluminação lilás, assim como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o Teatro Amazonas, em Manaus. A mobilização acontece para acompanhar o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher no Brasil.
O evento no Cristo Redentor foi transmitido ao vivo pelo YouTube e iluminou o monumento com frases de enfrentamento à violência contra a mulher. Confira algumas fotos:
Violência contra mulher
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